6 de março de 2010

CULTURA E LAZER NO MUSEU DA BÍBLIA

Entre as atrações, o público encontra as Escrituras Sagradas em mais de 200 idiomas, atividades interativas e espaço onde as crianças aprendem brincando. 



Ao longo de mais de 50 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) reuniu um acervo magnífico e levou adiante o que já se mostrava como vocação natural: colocar tudo à disposição da comunidade, promovendo educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, tornou realidade o Museu da Bíblia (MuBi), inaugurado em dezembro de 2003.
O Museu da Bíblia é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Instalado numa área de 900 m2, integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e  um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.



Os visitantes encontram Bíblias e partes do texto bíblico em mais de 1.000 idiomas, destacando-se a Bíblia Vulgata, de 1583; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo. Há também uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450, além de um banco de imagens, diversas porções bíblicas e testamentos datados do século XIX e início do século XX. O público ainda pode conhecer: um conjunto de 144 traduções bíblicas; materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém e água do Mar Morto; papiros; pergaminhos; a Bíblia impressa numa única página; a Bíblia em braile; e, roupas da época do Apóstolo Paulo.


Espaços específicos e interatividade - Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do Museu, com dez áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado: A Bíblia e a História da Escrita; A Bíblia e a História da Tradução; a Bíblia e a História do Livro; A Bíblia no Mundo; a Bíblia no Brasil; a Bíblia Falada; O Conteúdo da Bíblia; Novidades sobre a Bíblia; A Bíblia e as Crianças, ambiente em que a garotada participa de atividades de lazer e educação com sessões de vídeo, contadores de histórias, desenho e colagem. Um último espaço é reservado.



A interatividade do público com o MuBi é um ponto forte. Algumas das atrações: uma Bíblia manuscrita, na qual cada visitante pode copiar um versículo da Bíblia até completá-la; um painel com jogo de conhecimento bíblico; a sala de escuta com atividades de áudio e vídeo; a Bíblia para surdos; jogos de perguntas e respostas sobre a Bíblia (quiz), instalados em computadores; estações de escuta para seleções bíblicas em áudio e o Novo Testamento dramatizado; e um painel de perfumes bíblicos, tais como acácia, nardo, aloé, mirra, cálamo, canela e rosa de sarom.

Biblioteca - Inaugurada em outubro de 2006, a Biblioteca do MuBi reúne um acervo com mais de 17 mil obras relacionadas às Escrituras Sagradas. Ocupando uma área de 225 m2, é a maior do gênero do Hemisfério Sul, igualando-se em importância à Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalada por iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas. Foi implantada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções.
Na Biblioteca do MuBi podem ser encontrados exemplares da Bíblia em mais de mil línguas, além de obras raras e acadêmicas, entre as quais se destacam a Bíblia Hebraico–latim, de 1546; a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669; e Histórias das Línguas – The Bible House, de 1911. Para compor esse acervo, a SBB recebeu cerca de 10 mil publicações das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Essas obras estavam guardadas na Sociedade Bíblica Americana, em Nova Iorque.
Além da Bíblia em diversos idiomas, o acervo é formado por outros itens, entre os quais, livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos. Há, ainda, obras de Teologia e literatura devocional e material de referência bíblica, tais como dicionários, enciclopédias, concordâncias e crítica textual. Os interessados em consultar as obras devem providenciar agendamento prévio.

Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.
Telefone: (11) 4168-6225
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...