23 de março de 2010

OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE É PREMIADO EM FESTIVAIS DA AMÉRICA LATINA




Primeiro longa de Esmir Filho é reconhecido internacionalmente

O primeiro longa-metragem de Esmir Filho, Os Famosos e os Duendes da Morte, foi agraciado com dois prêmios em festivais realizados na última semana. No XIII Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, no Uruguai, foi escolhido como Melhor Filme. A obra também foi premiada no XXV Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, onde recebeu os prêmios de Melhor Longa-Metragem de Ficção Ibero-Americano pela escolha do público, Melhor Fotografia e o FIPRESCI, de escolha da crítica.

O filme de Esmir Filho, que tem produção de Sara Silveira e estreia nos cinemas brasileiros em 2 de abril, também foi o único brasileiro participante da mostra Generation do Festival de Berlim de 2010.

Os Famosos e os Duendes da Morte já tem uma premiada carreira em festivais nacionais, tendo conquistado o Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção e o Prêmio Fipresci da Crítica Internacional, ambos no Festival do Rio 2009, além do prêmio de Melhor Diretor Internacional no Festival Internacional de Valdívia, no Chile. O longa também participou do Festival de Locarno, na Suíça, foi destaque na renomada revista francesa Cahiers du Cinema e conquistou o prêmio de Contribuição Artística no Festival de Havana, Cuba.

Sobre o filme:
Os Famosos e os Duendes da Morte é baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele e conta a história de uma cidade em que cada um sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na web. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até que o surgimento de uma figura misteriosa desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.

Sobre o diretor:
Natural de São Paulo, Esmir Filho é um dos mais promissores nomes do mercado cinematográfico brasileiro e internacional. Seu segundo curta-metragem, Ímpar Par (2005), foi premiado nos festivais de Cinema de Kiev (Ucrânia) e Huelva (Espanha). O trabalho seguinte, Alguma Coisa Assim, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro da Semana Internacional da Crítica no Festival de Cannes 2006, além de ter sido premiado nos festivais de Cinema de Kiev (Ucrânia), Biarritz (França) e Gramado, onde também ganhou os Kikitos de Melhor Curta, Direção e Atriz na categoria Curta-metragem Brasileiro. Em seguida, veio o sucesso Tapa na Pantera, hit da Internet que Esmir co-dirigiu com Mariana Bastos e Rafael Gomes. O mais recente trabalho de Esmir, o curta Saliva, participou, em 2007, dos festivais de Cannes e Gramado, em que Esmir novamente conquistou o prêmio de Melhor Direção na categoria Curtas 35mm. Esmir Filho é, também, co-criador e co-diretor da série televisiva Tudo o que é Sólido Pode Derreter, ao lado de Rafael Gomes. A série adolescente de 13 capítulos estreou em abril de 2009 na TV Cultura e segue no ar.

Os Famosos e os Duendes da Morte teve patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O filme conta também com apoio do Fonds Sud Cinema, Ministère de la Culture et la Communication, CNC, Ministère des Affaires Etrangères - France e do Umedia Urban International Media, co-produtora e distribuidora  internacional do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...