3 de novembro de 2010

Disco e show de Roberta Sá e Trio Madeira Brasil revelam o rico universo musical do compositor Roque Ferreira

“Quando o Canto É Reza” é resultado do encontro da cantora Roberta Sá e do Trio Madeira Brasil (de Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim) com o universo musical de Roque Ferreira. Numa “celebração à deusa música”, eles revelam a versatilidade do compositor baiano no disco que chegou às lojas de todo o país em agosto de 2010 com treze canções – oito delas inéditas, em um lançamento Universal Music / MP,B e que agora será apresentado no Hsbc Brasil no dia 11 de novembro.

O álbum é uma rica mistura entre a simplicidade da música de Roque com os arranjos sofisticados do Trio Madeira Brasil e com uma interpretação marcante de Roberta Sá. O ponto de partida para a realização do projeto foi o encantamento dos quatro artistas pela obra de Roque, que já foi gravado por artistas como Clara Nunes, Maria Bethânia, Alcione e Zeca Pagodinho.


Na busca pelo repertório, Roberta Sá e Marcello Gonçalves foram no ano passado ao encontro de Roque Ferreira em Salvador. De lá partiram para Nazaré das Farinhas, cidade natal do compositor, no Recôncavo Baiano, onde o próprio Roque não ia desde os 10 anos, quando mudou-se para a capital.

Depois de três anos de pesquisas e da viagem, Roberta Sá e o Trio Madeira Brasil experimentaram o repertório em quatro antológicos ensaios abertos, realizados em janeiro de 2010 no Centro Cultural Carioca. A ideia inicial era produzir um CD só com inéditas, mas ao longo do projeto foram incluídas cinco músicas que já haviam sido gravadas, mas com versões diferentes.


Com produção de Pedro Luís e direção musical de Marcello Gonçalves, “Quando o Canto É Reza” abre espaço para a música instrumental, bem equilibrada com a voz de Roberta Sá. O álbum tem participação especial de Moyseis Marques, em duo com Roberta na faixa Tô Fora, e traz sucessos de Roque em versões bem diferentes das originais, como Água da Minha Sede, que deu nome a um dos discos de Zeca Pagodinho, e Mandingo, parceria do compositor com Pedro Luís gravada por Pedro Luís e A Parede no CD Ponto Enredo.


“Quando o Canto É Reza” passeia por diferentes ritmos, como coco, maxixe, samba carioca, maracatu, ijexá, ciranda, afoxé, samba-choro e samba-de-roda. O disco, que transita com delicadeza entre a música popular e a erudita, também desvenda a alegria de Roque Ferreira e o rico repertório de temas que suas letras ilustram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...