11 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Segurança em Jogo


Produção brasileira do Discovery Channel faz documentário sobre procedimentos e pontos críticos de segurança publica que compõem a Cidade Maravilhosa.

Por Camila Oliveira

Desde que o Rio de Janeiro foi confirmado como cidade que abrigará os dois eventos esportivos mais importantes internacionais: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Surge a pergunta: a cidade terá condições para receber esses eventos com segurança?
Sem ser polêmico, mas já sendo. Este é o ponto principal do documentário: Rio de Janeiro: Segurança em Jogo, que estreia domingo, 21 de novembro, às 21h, no bloco “Discovery Apresenta”. A direção é de Rodrigo Astiz e Pedro Gorski, com supervisora de produção Carla Pontes em parceria com a Mixer e patrocínio da CCR. No olhar das câmeras, buscando respostas, o telespectador acompanha a subida dos morros cariocas nas principais favelas da cidade. Além de percorrerem portos, aeroportos e centro de treinamento policiais.
Paulo Storani (ex-capitão do Bope e mestre de antropologia), José Mariano Beltrame (secretario de estado de segurança) e Rachel Coutinho (urbanista) pontuam o documentário sobre as Upps (Unidade de Policia Pacificadora) e a análise da revisão da imagem da policia carioca junto às comunidades carentes e o narcotráfico. Também há uma abordagem sobre a ameaça de ataques terroristas em eventos desse porte, e o que esta sendo feito pela SWAT em esquemas táticos de segurança.
Aqueles que assistiram o filme “Tropa de Elite 2” e “Federal”, esta é uma ótima oportunidade de vislumbrar o outro lado dessa temática. E a resposta teremos em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Ford oferece espaço, conforto e preço com o Territory Titanium 2024

SUV global chega ao Brasil com versão única e motor turbo a partir de R$ 209.990,00 Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Desde que deixou ...