9 de novembro de 2010

Silvana Mello apresenta suas criações na exposição Mulheres e Casas no Acervo da Choque

Até 4 de dezembro, a artista plástica gaúcha Silvana Mello apresenta sua exposição Mulheres e Casas na galeria Acervo da Choque, na Vila Madalena.

São 15 trabalhos inéditos sendo quatro bordados de larga escala e dois menores; uma pintura sobre holografia, três casinhas de bonecas pintadas, um diorama em formato de caixinha de música em que Silvana aplicou miniaturas de ferrorama, e incluiu a faixa "Michele" dos Beatles. Há também uma fotografia feita a partir do diorama e três pinturas sobre mosaicos de pastilhas.

Quando questionada sobre a escolha do nome da exposição, Silvana conta: “Quis um nome despretensioso, que representasse, diretamente, meu momento. Estou usando como suporte algumas casinhas de bonecas e percebi que saí um pouco do universo infantil e retratei as mulheres. Além disso, a artista deseja que o público tenha uma certa identificação. “Quero que eles enxerguem, a partir dali, algo bom em suas vidas. Usei como referências muitas fotos de amigos, quis sair do meu universo particular, enfatiza.

Embora já tenha trabalhado com tatuagem e vídeo, atualmente se dedica à pintura e ao bordado. No caso do bordado, desenvolve um grande bastidor com algodão bem grosso esticado, que recebe um esboço do desenho preenchido a linha, patchwork, botões antigos, flâmulas vintage e itens que a artista encontrou em uma lata de costura de sua mãe. “Há algum tempo comecei a me dedicar a bordados maiores. Eu geralmente uso os suportes conforme imagino sua adequação ao desenho inicial”, conta a artista sobre seu processo criativo. Hoje, por conta de suas atividades maternas, ela aproveita seu tempo à noite para produzir em ateliê e procura prevenir sua família do contato com materiais tóxicos.

Nesta exposição, Silvana Mello usou pintura sobre madeira para criar suas casinhas de bonecas, fez mosaicos com ladrilhos em cores no padrão anos 60, que encontrou numa azulejaria de Perdizes/ SP. Já o diorama ganhou o título de "O Ipê Amarelo". Na tampa da caixa, que funciona como um fundo, Silvana pintou uma paisagem com um ipê, araucárias e casinhas de madeira que viu e fotografou ao visitar sua avó no sul do Brasil.


Em sua arte, Silvana não deixa a vida pessoal de fora. A todo momento, ela consulta suas memórias e sentimentos para criar, reunindo experiências boas e ruins e as expressando por meio da imagem de mulheres fortes, que cuidam de seus filhos e famílias; em busca da sua felicidade e bem-estar. Ela não se poupa de buscar referências em revistas, fotografias, familiares, amigos e bancos de imagens. Embora não intencionalmente, as obras tem grande repercussão no universo feminino, justamente por conta dessa pesquisa.

Silvana Mello já bebeu bastante da fonte do skate e do rock, mas isso tem ficado cada vez mais distante e suas obras ganhado mais consistência. “Não ando de skate há muitos anos, mas acho que uso algumas referências porque foi meu estilo de vida por muito tempo, bem como o rock, embora hoje não seja mais freqüentadora assídua de shows ao vivo ou grandes festas”, conta.

Silvana Mello

Silvana Mello (www.myspace.com/silvanamello) traz a delicadeza com uma pitada de crueldade em seus trabalhos de bordado, pintura em azulejo e backlights. Ela nasceu em Porto Alegre em 1967, mas vive em São Paulo atualmente. Silvana usa imagens familiares, carismáticas e nostálgicas para mostrar as contradições do espírito humano. Tem na arte pop, no skate, no imaginário feminista e na sua própria infância as referências para seu trabalho.

Mulheres e Casas por Silvana Mello @ Acervo da Choque

De 6 de novembro a 4 de dezembro

Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo

Telefone (11) 3061-2365

www.choquecultural.com.br

galeria@choquecultural.com.br

Terça-feira a sábado, das 13h às 18h

Grátis

Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...