3 de fevereiro de 2011

BARÓ GALERIA ABRE DUAS EXPOSIÇÕES EM 5 DE FEVEREIRO

Renata Padovam exibe mostra individual e há ainda a coletiva “20 e poucos anos: portfólio”

São Paulo, janeiro de 2010 - A Baró Galeria recebe as exposições "Vão", individual de Renata Padovam, e a coletiva "20 e poucos anos: portfólio", com obras de Daniel Caballero, Felipe Bittencourt, Felipe Góes, Guilherme Callegari, Rafaela Jemmene, Renata Cruz e Talita Caselato. O período expositivo é de 5 de fevereiro a 19 de março de 2011.

Em sua primeira individual na galeria, a artista paulistana Renata Padovan mostra sete obras produzidas em diversas épocas da carreira. Compõem a exposição as instalações “Adagio” e “Fragmentos”, a fotografia da série “Lavas”, além de quatro peças inéditas no Brasil: o trabalho de som "Void", o móvel “Arquivo e” e os desenhos “Island” e “Effluxion”.

Padovan busca mapear territórios, estabelecendo uma relação entre o homem e a natureza. De acordo com a artista, alguns dos conceitos que norteiam a mostra “Vão” são a desconstrução de fronteiras, as formações geológicas, o micro e o macro, o próximo e o distante e as escalas.
As peças se relacionam com o espaço do galpão, como as instalações “Adagio”, em que o chão da galeria é desenhado com linhas de grama, e a “Fragmentos” composta por linhas de aço inox suspensas pelo teto que representam os perfis das montanhas ao redor do Banff Centre for the Arts, no Canadá, onde a artista realizou uma residência em 1996.

Em "Void", Renata convida o público a sentar em uma cadeira bolha suspensa pelo teto e ouvir uma poesia criada e interpretada pela artista e posteriormente mixada, que resulta em um fluxo sonoro em que não se distinguem mais as palavras.

Já “Island” e “Arquivo e” discutem as fronteiras geográficas. A primeira consiste em um livro com desenhos dos contornos da Islândia feitos em papel translúcido e a segunda é um móvel que tem esculturas de latão cromados em forma de linha em cada uma de suas gavetas, representando as linhas que delimitam dois países da Europa.

Já “Lavas” compõe uma série de fotografias de um campo de lava vulcânica, em impressão íris, realizada em uma viagem da artista às ilhas Galápagos e, por fim, “Effluxion”, um desenho em grande escala.

A artista já teve exposições individuais no Centro Cultural São Paulo, Galeria Millan, Galeria Valu Oria, Museu Brasileiro da Escultura, Galeria Thomas Cohn e Galeria Eduardo H. Fernandes, em São Paulo, e Espaço Cultural dos Correios, Paço Imperial e Museu do Açude, no Rio de Janeiro, além de ter participado de diversos programas internacionais como artista residente, entre eles Banff Centre for the Arts, Canada; Nagasawa Art Park, Japão e NES em Skagaströnd, Islândia.

“20 e poucos anos: portfólio”, COLETIVA

Daniel Caballero, Felipe Bittencourt, Felipe Góes, Guilherme Callegari, Rafaela Jemmene, Renata Cruz e Talita Caselato foram os sete artistas selecionados para mostrarem suas obras na galeria entre os 50 que participaram da leitura aberta de portfólios da Baró. A coletiva “20 e poucos anos: portfólio” dá continuidade à exposição "20 e poucos anos" para concluir a proposta de discutir o conceito da arte jovem na cena brasileira.

Entre os trabalhos escolhidos pelos críticos Juliana Monachesi, Jorge Menna Barreto, Christine Mello e Adriano Casanova encontram-se performances, desenhos, fotos, vídeos, pinturas e instalações. Um dos critérios de seleção eram obras que trabalhassem temas contemporâneos.

“A iniciativa significou uma proposta inédita no contexto de uma galeria privada, pois qualquer artista poderia levar seu portfólio para avaliação, o que resultou em uma seleção muito democrática”, afirma o curador Adriano Casanova.

Baró Galeria
"Vão", de Renata Padovam
“20 e poucos anos: portfólio”, coletiva com Daniel Caballero, Felipe Bittencourt, Felipe Góes, Guilherme Callegari, Rafaela Jemmene, Renata Cruz e Talita Caselato
Abertura: 5 de fevereiro, das 11h às 19h
Período expositivo: 5 de fevereiro a 19 de março de 2011
Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h.
Local: Rua Barra Funda, 216 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-6489
E-mail: contato@barogaleria.com
www.barogaleria.com
Entrada gratuita
Censura Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...