14 de fevereiro de 2011

Cartunista Maurício Pestana lança obra “Pestana 30 anos de Arte pela Igualdade” no Museu da Língua Portuguesa



O lançamento acontecerá no dia 21 de fevereiro a partir das 19hs no

Museu da Língua Portuguesa, para imprensa e convidados.


A coletânea de luxo traduzida em Inglês e Espanhol em 3 volumes traz os melhores trabalhos do publicitário e cartunista,Maurício Pestana que tem várias de suas obras desenvolvidas no Brasil e em outros países.


Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior a arte de Pestana tem se caracterizado pelo compromisso pela igualdade e direitos humanos, feito que lhe proporcionou diversos prêmios.


Natural de Santo André-SP, o cartunista iniciou seus estudos artísticos na escola de Poliarte de São Paulo, no final dos anos 70. Inicia o trabalho como cartunista no jornal “O PASQUIM”, período este que pode conviver com o irreverente cartunista Henfil, começando assim a direcionar sua arte de forma pioneira e inédita na denuncia das diferenças raciais no país, trabalho esse que em pouco tempo ganhou projeção internacional.


A coletânea composta por três livros de capa dura traz o que de melhor o artista produziu nos últimos “30 anos” em dezenas publicações de instituições de direitos humanos e de combate ao racismo no Brasil e no exterior.


“Os traços de personalidade forte e a coragem para tratar da questão racial são suas marcas. Seus cartuns são denúncias do racismo e uma crítica social que revelam um olhar atento e confirmam seu compromisso com a mudança de paradigmas da nossa sociedade” escreve Elói Ferreira de Araújo, ex-ministro da Seppir, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ministério responsável pela publicação da obra.


Além dos trabalhos do cartunista, a obra apresenta vários textos de personalidades como Ivete Sacramento reitora da Universidade de Bahia, do jornalista e coordenador da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial – Cojira, Flávio Carrança; de João Jorge, presidente do Olodum que ressaltam da importância da obra do autor para a denuncia e o avanço da igualdade racial no país.


O artista que hoje divide seu tempo entre dirigir seu estúdio em São Paulo e a presidência do conselho editorial da revista Raça Brasil, a mais importante publicação para o público afro-brasileiro.


Serviço: Lançamento coletânea

“ Pestana – 30 anos de Arte pela Igualdade”

Data: 21 de fevereiro de 2011

Hora: 19h

Local: Museu da Língua Portuguesa- Estação da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...