25 de fevereiro de 2011

Exposições MuBE: retratos feitos com sangue e Graffiti


Exposição One Blood: personalidades doam sangue em nome da arte

Doação de sangue em nome da arte. Esse é o ponto de partida da próxima exposição do MuBE, intitulada “One Blood”. Nela, o artista plástico italiano Lucio Salvatore apresentará 12 retratos de personalidades que foram pintados com o próprio sangue delas. A mostra será realizada de 2 a 20 de março (Vernissage dia 1º de março, às 19 horas, para convidados), na Sala Burle Marx do museu.

Uma ampola com apenas 2ml de sangue foi a quantidade necessária para o artista realizar cada uma das obras. Portanto, a técnica é sangue sobre acrílico, sendo que Salvatore também utilizou resina para selar os quadros.

Foram retratados o designer italiano Pier Paolo Piccioli, o abade de Montecassino Pietro Vittorelli, a atriz Giselle Itié, a modelo Lise Grendene, a DJ/stylist Lara Gerin, o cantor Tulio Dek, a artista plástica Sylvia Martins, o empresário Marcus Braga, entre outras personalidades.

A exposição terá ainda o auto-retrato que representa o pênis do artista, escolhido como símbolo do encontro do infinitamente pessoal com o universal. O título da mostra “One Blood” reflete bem o que o artista quer mostrar: a unicidade de cada indivíduo e a necessidade do “estar junto” das pessoas.


“Somos uma coisa só, embora sejamos todos diferentes e somos feitos dos mesmos elementos... O sangue simboliza o corpo humano, condição necessária para nossa existência: o corpo não é objeto simplesmente material, mas é o caminho através do qual o mundo se abre pra nós”, afirma Salvatore.

A curadoria da mostra é de Daniela Palazzoli.


Serviço:
Exposição One Blood - artista plástico Lucio Salvatore
Curadora: Daniela Palazzoli
Diretora de Relações Internacionais do MuBE: Renata Junqueira de
Azevedo Silva
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Sala Burle Marx
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público: de 2 a 20 de março (Vernissage no dia 1º de março, às 19 horas, para convidados)
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações: (11) 2594-2601 / www.mube.art.br
Entrada Gratuita

Graffiti volta ao MuBE na mostra “Murais Coletivos”

O Mundo das cores e formas do Graffiti estará de volta ao MuBE em março. A partir do dia 2, a mostra “Murais Coletivos” exibirá os traços e desenhos de vinte artistas nos grandes murais instalados na Sala Pinacoteca do museu.

Distribuídos em grupos, e com tema livre, eles prometem uma total sincronia de estilos e cores. Participam da exposição os seguintes artistas: Tinho, Sinha, Gafi, Magrela, Snek, Derf, Evol, Mauro, Akenni, Sliks, Enivo, Dninja, Feik, Pifo, Dedo, Vespa, Phero, Iconi K. e Chambs. O curador Binho Ribeiro também mostrará sua arte na mostra coletiva.

Com entrada gratuita, “Murais Coletivos” será realizada até o dia 20 de março.

Serviço:
Exposição Murais Coletivos
Curador: Binho Ribeiro
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Sala Pinacoteca)
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público: de 2 a 20 de março
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações: (11) 2594-2601 / www.mube.art.br
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...