3 de fevereiro de 2011

Padre “pop” Juarez de Castro lança seu primeiro livro

Livro, que celebra os 15 anos de ministério do padre, reúne crônicas de sua autoria que tratam de questões humanas como inveja, amor, morte, solidão, preconceito e fé

Ele não se importa com o título de “padre pop”, acredita que o medo da morte de pessoas queridas seja a maior aflição do homem moderno, canta músicas do rei Roberto Carlos e considera a intolerância entre as pessoas a raiz de grande parte dos problemas de relacionamentos existentes atualmente.

Padre Juarez de Castro é figura famosa no meio religioso católico e, em dezembro (2010), completou 15 anos de ministério. Para celebrar a data lançou seu primeiro livro, Nas Asas da Esperança. Segundo o autor, o livro é resultado de uma demanda do público que o acompanha, principalmente, pelos programas de rádio que ele apresenta. “Sempre recebemos pedidos dos ouvintes que nos solicitam o envio das mensagens que lemos no ar. O livro reúne algumas dessas mensagens”, explica.

Publicado pela Editora Alaúde, o livro reúne crônicas de autoria do padre que tratam de questões humanas. Sob a perspectiva da esperança, Padre Juarez aborda, nos textos do livro, assuntos como inveja, amor, morte, solidão, preconceito e fé. “Esperança não é simplesmente ato de esperar, mas atitude serena de quem confia em Deus. E é com base nisso, nesta verdade, que espero que as pessoas administrem suas dores e alegrias”, afirma.

Padre moderno

Padre Juarez de Castro faz parte da linha dos teólogos da Igreja que não titubeiam frente às questões polêmicas e divide, juntamente com outras figuras importantes do meio religioso, o mérito de evangelizar de forma criativa seus fieis.

“Não me incomodo quando as pessoas me chamam de ‘pop’, até porquê, ‘pop’ vem de popular, certo? E se a ideia é dizer que sou uma pessoa ‘do povo’, então está ótimo! Porque é isso que eu sou”, garante ele.

Mineiro, da cidade de Lavras, ele abraçou o ministério sacerdotal sem a aprovação dos pais, em 1995. “Eles queriam que eu fosse médico. Demorou dois anos até que eles aceitassem a minha vocação”, revela.

Ao longo destes 15 anos, Padre Juarez de Castro teve a oportunidade de conversar com muita gente. “Costumo dizer que aprendi mais teologia no confessionário do que no seminário. Ouvindo as pessoas aprendi a falar com elas”, diz.

É graças a essa desenvoltura com a fala que ele é capaz de participar de vários programas de rádio e TV, além de cantar para grandes multidões. A habilidade lhe valeu o posto de assessor de imprensa da visita do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, e a nomeação como secretário de Comunicação da Arquidiciose de São Paulo.

Além dos programas, padre Juarez tem cinco CDs gravados. Seu primeiro CD – Deus está aqui – foi indicado ao prêmio Grammy Latino como melhor álbum de música cristã. No disco Luz divina (2010) gravou canções de Roberto Carlos (“Luz divina”), Renato Russo (“Monte Castelo”) e Raul Seixas (“Tente outra vez”). O sexto CD foi lançado pela Sony Music, em parceria com os padres Marcelo Rossi, Fábio de Melo e Antônio Maria.

Preconceito

Padre Juarez tem opinião formada a respeito de muitos temas polêmicos, entre eles o preconceito. “Não existe preconceito justificável e todo preconceito é mal. Infelizmente, vivemos numa sociedade intolerante e, leis como a da homofobia, acabam se fazendo necessárias. Mas, o ideal seria que todos tivessem uma tolerância natural ao que é diferente e que a violência, gerada por causa do preconceito, não existisse”, defende.

Para ele, o maior medo do homem moderno é o de perder, por meio da morte, pessoas queridas. “O que percebo, nas conversas que eu tenho é que a grande maioria nem tem tanto medo da morte delas, mas sim da morte de familiares, amigos... O ser humano não sabe lidar com a morte do outro”, analisa.

Sobre a Editora Alaúde
A Editora Alaúde está presente em todos os canais de distribuição do produto livro. Livrarias, bancas de jornais, supermercados, loja virtual da editora (www.alaude.com.br), redes de conveniência, door to door, vendas pelo catálogo Avon, entre outros. Com conteúdos bem cuidados e projetos gráficos diferenciados, seus livros convidam ao prazer da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...