9 de fevereiro de 2011

TARJA TURUNEN

Da Finlândia para a Lapa, estrela do rock se apresenta na Fundição Progresso em março.


Nascida numa aldeia finlandesa de 500 habitantes, TARJA TURUNEN ganhou o mundo do metal pela voz melódica na banda Nightwish. Em carreira solo desde 2005, a cantora apresenta o recém-lançado “What Lies Beneath” na América do Sul, em turnê que passa pela Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, São Paulo, Brasília e desembarca no Rio de Janeiro, no dia 13 de março, domingo. A abertura do show na Fundição ficará a cargo da banda gaúcha TIERRAMYSTICA.


A cantora, que já se apresentou no país em 2008, traz ao Brasil sua "What Lies Beneath America 2011", resultado do disco lançado em 2010. Produzido por TARJA, o álbum contou com participações de peso como o guitarrista Joe Satriani e o cantor Phillip Labonte. Desde o início de sua carreira solo, Tarja lançou um single natalino e três álbuns oficiais – "Henkäys Ikuisuudesta", "My Winter Storm" e "What Lies Beneath".


Apesar do sucesso mundial, a cantora ainda consegue tempo para seus estudos e outros projetos, como a participação como cantora solista em uma produção de balé moderno do Finnish National Opera House, chamada "O Evangelicum", ou para lecionar cursos de canto em Buenos Aires. Essa bagagem vem à tona em seu trabalho solo, em que mistura órgão de igreja a percussão. Ou como TARJA prefere descrever: “Não estou cruzando diferentes estilos musicais, mas os derretendo juntos".


A Nightwish foi pioneira do gênero "ópera metal" e uma das primeiras bandas a ter uma vocalista feminina. A voz única e técnica lírica deTARJA associados à música metal foram um marco e logo o gênero começou a florescer. “Nunca pensei em participar de uma banda de heavy metal. Meu sonho sempre foi ser cantora, mas como meus estudos sempre foram voltados para a música clássica, pensei que era o meu caminho. Enfim, eu sempre amei desafios e pensei ‘Por que não tentar?’ Foi emocionante ver a reação dos ouvintes do primeiro álbum do Nightwish e como as pessoas aceitaram uma cantora de formação clássica cantando heavy metal melódico. Foi algo que não acontece todos os dias!”, descreve TARJA.


Direto do Rio Grande do Sul, a TIERRAMYSTICA abre a noite. A banda mescla o peso do heavy metal aos ritmos latinos e sopros andinos, utilizando instrumentos incomuns ao estilo como bumbo leguero, cajón, castanholas, charango, ocarina, zamponha, quena, quenacho, toio e antara. O TIERRAMYSTICA é Gui Antonioli (voz), Alexandre Tellini (guitarra), Fabiano Müller (guitarra), Rafael Martinelli (contra-baixo), Luciano Thumé (teclados), Duca Gomes (bateria) e Ricardo “Chileno” Durán (charango).


SERVIÇO

TARJA e TIERRAMYSTICA

Domingo, 13 de março de 2010

Rua dos Arcos, 24, Lapa – Rio de Janeiro

Tel.: (21) 2220-5070

Site: www.fundicaoprogresso.com.br

E-mail: contato@fundicao.org

Abertura da Casa: 22h

Início do show: 00h

Classificação etária: 18 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...