27 de abril de 2011

Ateliê realiza jantar no escuro com o tema cinema

Ateliê No Escuro Gastronomia resgata o prazer de comer


Uma experiência gastronômica a partir de um “novo olhar”


Resgatar o prazer de comer e proporcionar uma vivência sensorial diferente. Esta é a proposta de um jantar onde as pessoas comem de olhos vendados.


Na correria do dia a dia acabamos apreciando a comida mais com olhos do que com o próprio paladar. Foi o que perceberam as psicólogas Elis Feldman e Maria Lyra após jantar no escuro durante uma viagem a Paris. “Ao comer sem usar a visão, o alimento toma uma dimensão diferente. Descobrimos sua textura, o aroma e pequenos detalhes que acabamos não percebendo normalmente”, conta Elis.


Para trazer a experiência ao Brasil, elas conceberam o Ateliê No Escuro Gastronomia, que promove jantares onde a degustação é feita com os participantes vendados. O menu oferece uma entrada, dois pratos e sobremesa. Eles são especialmente preparados para o grupo ao qual será oferecido. Restrições alimentares ou alimentos que sejam desagradáveis ao paladar do cliente devem ser informados. “A proposta é inovar, mas entendemos que gosto não se discute”, explica Maria.


As bebidas servidas são água e vinho, sempre harmonizados com o menu sob a consulta de um sommelier. Além do cardápio, que apresenta sabores e texturas variadas, o ambiente também é pensado para explorar a audição, tato e olfato. Os jantares podem acontecer em restaurantes, residências ou empresas.


Como Surgiu?

O conceito do jantar às escuras foi inventado pelo alemão Andreas Heinecke, em Hamburgo e veio ao encontro de propostas e práticas há muito tempo gestadas pelas criadoras do Ateliê no Escuro. Desde a primeira experiência que vivenciaram em 2008, na França, ficou o desejo de propiciar aos outros o que ali havia sido despertado, e o Ateliê nasceu para realizar esta vontade. A ideia ganhou força e novas formas: não apenas a culinária, mas nutrição, psicologia, arte, música entre outras áreas se somaram ao Projeto no intuito de tornar cada vez mais sinestésica e transformadora esta experiência. Os jantares despertaram o interesse de um público de amantes de gastronomia e de novas experiências de vida.


Quem são?

Maria e Elis - Formadas em psicologia pela PUC-SP. Elis e Maria são parceiras de longa data na cozinha. Fizeram cursos e workshops variados de culinárias e, em março de 2008, criaram o Ateliê no Escuro Gastronomia, um conceito que une algumas de suas paixões: a arte de bem receber, a criação de novas percepções do mundo e de si, ma música, a gastronomia e a poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...