30 de abril de 2011

Avenida Charme Hotel, em Águas de São Pedro, resgata o charme do turismo dos anos 1940


Que tal voltar no tempo e se sentir um turista dos anos 1940. Essa é a proposta do Avenida Charme Hotel, situado em Águas de São Pedro (SP). Erguido em 1942 e revitalizado recentemente, este hotel fica bem no centro da estância mineral de Águas de São Pedro, uma cidade situada a 175 km de São Paulo e 90 km de Campinas, e conhecida pela associação natural com saúde, graças ao clima, à altitude (470 metros) e às águas minerais, consideradas medicinais devido ao elevado teor de enxofre (Fonte da Juventude).

No balneário da cidade, é possível programar massagem relaxante, massagem com cânfora e óleos especiais, massagem com sais, banho de espuma, lama facial, lama corporal e outros. Águas de São Pedro tem outras atrações como arvorismo, visita à Capela de Nossa Senhora Aparecida, fundada em 1940, e situada no ponto mais alto do município, feira de artesanato, passeios de trenzinho, cavalgadas e passeios de charrete, mini horto, mini pantanal na área de mangues do rio Araquá, e o Monumento Parque das Águas.

Além das atrações da cidade e do chamado turismo de águas, o Avenida Charme Hotel pode ser perfeito para um fim de semana de descanso e eventos corporativos. As diárias já incluem café da manhã, almoço e jantar todos os dias e, até o fim de junho, estão variando a partir de R$ 290 o casal. Exceto feriados. A programação de lazer é intensa tanto para adultos quanto para crianças e inclui caminhadas, aulas de hidroginástica, bingos, campeonato de caipirinha, aulas de pilates e tai chi chuan, festival de comida caseira e outros.

Em termos de infraestrutura, o Avenida Charme Hotel conta com piscinas adulto e infantil com cascata, bar grill à beira da piscina, salão de jogos e equipe de monitores. Ao todo são 55 apartamentos com ar condicionado, cama-box, frigobar, telefone, despertador e wifi.
Mais informações e reservas (19) 3482 7900 ou na Internet em www.avenidacharmehotel.com.br

Saiba mais sobre as atrações de Águas de São Pedro
Fontes de água e as propriedades:
Fonte da Juventude – água sulfurosa – é indicada para o tratamento de reumatismo, diabetes, alergias, asma, colites, doenças de pele, intoxicações e inflamações. Recomenda-se a ingestão de 50 a 80 ml, assim como os banhos de imersão.

Fonte Gioconda – água sulfatada sódica radioativa – é indicada para o tratamento de doenças do fígado, vesícula biliar e intestino. Recomenda-se a ingestão de 50 a 80 ml uma hora antes das refeições.

Fonte Almeida Salles – água bicarbonatada sódica – é indicada para o tratamento de azia, excesso de acidez gástrica, diabetes e cálculo renal. A recomendação é ingerir 50 a 80 ml após as refeições.

Histórico de Águas de São Pedro
A vizinha São Pedro foi fundada por volta de 1800 e, como a maioria dos municípios paulistas, surgiu em decorrência das expedições bandeirantes. Mas nasceu vinculada a Piracicaba, e só se tornaria independente em 1883. Nesta região, anos depois, por volta de 1915 começaram escavações em busca de petróleo, o que levou acidentalmente à descoberta das águas sulfurosas, em 1925.

No pós Guerra, a ansiedade por encontrar petróleo era muito grande, mas se o petróleo não existia, pelo menos naquela região, as águas sulfurosas foram encontradas e começaram a formar, com as perfurações, pequenos lagos. Com o passar dos tempos, os animais, bebendo aquelas águas, apresentavam pelagem diferenciada e aspecto bem saudável. O fato começava a chamar a atenção, especialmente com a chegada de outros relatos de pessoas beneficiadas pelas águas, até que em 1934 as águas foram finalmente analisadas e surgiu o primeiro balneário com dez quartos e transporte de jardineira a partir de São Pedro.

Nesse mesmo ano de 1934, foi fundada a estância Águas de São Pedro e, graças às pesquisas para saber o real poder das águas e o contínuo interesse dos turistas, foi criada a “Empresa Águas Sulfídricas e Termais de São Paulo”. Seis anos depois, em 1940, o Governo do Estado criou a Estância Hidromineral e Climática de Águas de São Pedro. A partir daí, Águas de São Pedro não parou mais de se desenvolver, vieram os primeiros hotéis, sendo que o Avenida Charme Hotel foi o segundo hotel a ser erguido e, em 1948, Águas de São Pedro se tornaria município autônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...