5 de abril de 2011

Feira da Saúde terá avaliação pulmonar de graça para a população de São Paulo


Interessados terão, no Pátio do Colégio, orientação médica e acesso ao exame que detecta doenças pulmonares como a DPOC

No dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, São Paulo recebe a 11º edição da Feira da Saúde, que ocorre das 8h30 às 17h, no Pátio do Colégio, no centro da cidade. Na ocasião, visitantes poderão fazer gratuitamente a avaliação pulmonar, entre outros exames, além de terem acesso ao encaminhamento a centros de referência para receberem acompanhamento e tratamento, em caso de diagnóstico positivo.

A espirometria, também conhecida como “teste do sopro”, é um exame bastante simples que permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. O teste é uma ferramenta fundamental para a detecção de diversas doenças pulmonares, dentre elas a DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica –, causa da morte de cerca de 40 mil brasileiros a cada ano. O paciente conecta a boca ao tubo do aparelho, chamado espirômetro, enche totalmente os pulmões de ar e depois assopra com vigor, o máximo que conseguir. O teste pode ainda auxiliar no diagnóstico de doenças como asma, fibrose pulmonar, fibrose cística ou sarcoidose. O exame é rápido e indolor.

A Feira da Saúde é realizada pela Associação Comercial de São Paulo e tem o apoio dos laboratórios Boehringer Ingelheim do Brasil e Pfizer. O evento contará com 47 barracas e vários serviços gratuitos, como exames de glicemia, urina, colesterol e oftalmologia, aferição de pressão arterial, prevenção de doença renal, combate ao tabagismo, atendimento cardiológico, fonoaudiólogo e de saúde bucal, orientação sexual e de alimentação saudável, e um programa de atividades físicas. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam à feira.

Serviço
Local: Pátio do Colégio, em São Paulo
Data: 7 de abril de 2011
Horário: das 8h30 às 17 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...