14 de abril de 2011

Obras de artistas holandeses viram projeções de vídeos em prédios do Largo São Francisco

Projeto abre as comemorações do Ano da Holanda no Brasil e ocorre durante a Virada Cultural


Neste sábado, 16 de abril, a partir de 20 h, os prédios do Largo São Francisco servirão de tela para projeção de obras de renomados artistas holandeses, como parte das comemorações do Ano da Holanda no Brasil. O projeto “Holanda Monumental na Virada Cultural 2011” realiza projeções de vídeos interativos e reúne trabalhos dos artistas Eavan Aiken, Peter Van Der Es, Rosa Menkman, Jeroen Koijmans, Robbie Cornelissen, Mieke Gerritzen, Jacco Olivier, Adam Nilisen, Harriet Valstar, Mayura Subhedar, Joris de Jong, Camilla Mello e Romy Tielman. O projeto faz parte de uma série de celebrações associadas às comemorações do Ano Brasil Holanda 2011, que este ano celebra o centenário de imigração holandesa no país. As projeções envolvem o universo da arte-midia e serão apresentadas durante a Virada Cultural, com o patrocínio do Consulado Holandês de São Paulo.


Serão mais de trinta vídeos com imagens e temas diversificados que incluem paisagens, pessoas, desenhos abstratos, personagens, animais e cenas do cotidiano. A projeção dos vídeos terá duração de cerca de uma hora, onde o público poderá conferir uma riqueza de temas, cores e imagens. O projeto é uma plataforma centrada na divulgação de formas inovadores de práticas e teorias artísticas ligadas às novas mídias tecnológicas e pretende conectar instituições, artistas e iniciativas ligadas à mídia-arte através de ações entre a Holanda e países da América latina e da África.


Projeções como a de Mieke Gerritze, artista que faz um link entre o design e a arte digital, mostram um trabalho gráfico, usando texto que refletem a contemporaneidade da sociedade global. Já o trabalho desenvolvido pelo artista Peter Van Der Es expõe imagens extraídas do cinema comercial, transformando estas imagens em trabalhos artísticos como é caso do video ‘’Bruce’’, adaptação da imagem do ator Bruce Willis.


Em uma hora de projeções a diversidade do trabalho dos artistas holandeses é grande. Jacco Olivier, pintor e realizador de cinema, por exemplo, usa o misto entre a pintura e a imagem em movimento, incorporando uma mediação contínua entre a representação e a abstração. Já o artista Robbie Cornelissen usa o espaço e a arquitetura através de desenhos monumentais a lápis, que transforma em animação e projeções monumentais.


As projeções acontecem nos prédios do Largo São Francisco e conta com a parceria e a produção da empresa Visualfarm.


Serviço:

“Holanda Monumental na Virada Cultural 2011”

Local: Largo São Francisco - centro

Data: 16/04/2011

Hora: A partir das 20 horas.

Quanto: Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...