1 de abril de 2011

Roberta Sá é selecionada no Edital Nacional 2010 do Natura Musical na categoria Turnê Nacional


O projeto de gravação de um novo álbum e turnê de shows inéditos da cantora Roberta Sá foi selecionado entre mais de 160 inscritos na categoria Turnê Nacional do Edital Nacional 2010

Com o patrocínio da Natura a cantora Roberta Sá lança no segundo semestre o quarto álbum solo da carreira e com músicas inéditas. A artista também fará uma turnê de shows pelo Natura Musical que irá percorrer de 10 cidades, em 5 regiões do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, Belém.

"A Natura contempla projetos e artistas tão diversos e especiais, que me sinto lisonjeada pela confiança da empresa na minha música. A parceria tem rolado de forma natural e tranquila. Uma vitória para o nosso time. A melhor notícia do meu ano", revela a cantora.

Este novo trabalho da artista terá produção musical de Rodrigo Campello, o mesmo responsável pelos seus dois primeiros discos, Braseiro, de 2005, e Que Belo Estranho Dia Pra se Ter Alegria, 2007, além do DVD ao vivo Pra Se Ter Alegria, lançado em 2009. As músicas do novo álbum serão composições de Pedro Luís, Moreno Veloso, Lula Queiroga e Wilson Moreira, entre outros.

"Estamos entusiasmados com nossa parceria com a cantora Roberta Sá e estamos apoiando a artista por acreditar no seu talento e reconhecimento no cenário musical brasileiro" afirma Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura.

O Edital Nacional 2010 que também contemplou 4 projetos na categoria Fomento à Música recebeu, ao todo, mais de 860 inscrições de 24 Estados brasileiros e Distrito Federal, incluindo as duas categorias, Fomento à Música e Turnê Nacional.

Os selecionados na categoria Fomento já divulgados no final de 2010 foram: a cantora Karina Buhr que vai gravar seu segundo CD com músicas inéditas e fará shows de lançamento; shows da Orkestra Rumpilezz criada pelo maestro Letieres Leite; o longa-metragem "Dominguinhos Volta e Meia" - idealizado pela cantora Mariana Aydar - em homenagem aos 70 anos do músico e com a participação de grandes nomes da música popular brasileira; e o Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, que vai disponibilizar em um site músicas e partituras pouco conhecidas da primeira maestrina do Brasil. Nesta edição, a Natura disponibilizou um total de R$ 1 milhão por meio das Leis Rouanet ou Lei do Audiovisual para a viabilização dos 4 projetos.

Para a seleção dos projetos inscritos no Edital Nacional 2010 foi formada uma Comissão Técnica independente composta pelos jornalistas Ronaldo Evangelista - que também é pesquisador, colaborador da Folha de S. Paulo (SP) e editor do blog Vitrola; Mauro Ferreira especialista em música e responsável pela coluna "Estúdio" do jornal O Dia (RJ), além de escrever para as revistas Rolling Stone, IstoÉGente e editar o blog Notas Musicais; e o crítico do jornal Correio (BA), Hagamenon Brito, responsável também pelo caderno de Cultura e Variedades do jornal e pela manutenção do blog Pop Head.

As propostas selecionadas pela comissão foram submetidas à análise e escolha final da Natura. Dentre os critérios utilizados na avaliação e seleção dos projetos estão: adequação ao conceito, inovação, abrangência geográfica, excelência artística, linguagem pra toda gente e acessibilidade.
Em 2009, os projetos selecionados na categoria Turnê Nacional do Edital Nacional foram de Carlinhos Brown, que lançou os CDs inéditos Adobró e Dominuto; e Vanessa da Mata com o CD Bolos, bicicletas e outras alegrias. Ambos retomam suas turnês patrocinadas pela Natura este ano, com shows em cidades das cinco regiões do país.

Roberta Sá
Antes de lançar o álbum novo, a cantora Roberta Sá fará um dos últimos shows da turnê Pra se ter alegria no Festival Natura Nós 2011 que acontece dias 21 e 22 de maio, em São Paulo, na Chácara do Jockey, e que terá a participação especial do fadista português António Zambujo.
Roberta Sá nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, no dia 19 de dezembro de 1980. Aos nove anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Aos 16 anos, começou a freqüentar aulas de canto como uma opção de atividade extracurricular e mais tarde fez intercâmbio nos Estados Unidos. Na volta ao Brasil, começou a cursar a faculdade de Jornalismo onde se formou em 2003.

Aos 20 anos, Roberta tornou-se aluna da conceituada professora Vera Maria do Canto e Melo, que a apresentou ao preparador vocal Felipe Abreu. Um show no Mistura Fina, em 2002, foi uma espécie de marco zero em sua carreira.

Felipe Abreu, que assinou a direção de voz e coro dos seus dois primeiros discos ("Braseiro" e "Que belo e estranho dia pra se ter alegria"), estava lá e o foi o seu primeiro grande incentivador. Virou parceiro, amigo e guia desde então. Foi ele que indicou o músico Rodrigo Campello para produzir uma primeira "demo" com cinco músicas, junto com o arranjador Paulo Malaguti.

Disco na mão, decidiu bater nas portas das gravadoras para entregá-lo. Foi, sozinha, a todas que tinham escritório no Rio de Janeiro. Para sua surpresa, recebeu retorno de quase todas e um especial da Som Livre dizendo que o autor de novelas Gilberto Braga, para quem também havia deixado uma "demo", tinha gostado da sua voz e que estava precisando de alguém para cantar "A vizinha do lado", de Dorival Caymmi.

Rodrigo Campello acionado, música gravada, arranjada e mixada e Juliana Paes era a atriz que receberia o tema de Roberta Sá na novela "Celebridade". Fernanda Abreu virou sua madrinha artística e João Mário Linhares, seu empresário.

Já em 2004, Roberta Sá, Rodrigo Campello e João Mário Linhares da MP,B estavam preparando o primeiro disco: "Braseiro". Ney Matogrosso, e Pedro Luís e A Parede aceitaram o convite para participar desse primeiro projeto, em agosto de 2004 o disco estava pronto.

- O repertório de "Braseiro" é uma declaração de amor à música popular brasileira. Pelo menos a que eu conhecia até aquele momento. É um álbum de memórias musicais afetivas do qual me orgulho muito. Foi aí que começou minha formação profissional, através do convívio com músicos e artistas fabulosos que me ensinaram (e ensinam) o pouco do que sei - declara Roberta.

"Que Belo estranho dia pra se ter alegria", o segundo disco de Roberta que foi lançado em 2007, marca o amadurecimento dessas parcerias, da sua condição de artista e do seu relacionamento com o universo musical. Lenine, Carlos Malta e Pife Muderno, Hamilton de Holanda Silvério Pontes e Zé da Velha, foram os convidados especiais desse novo trabalho.

- Tenho a sorte de ter gravado os discos que quis, com as pessoas que escolhi - diz Roberta.

Dois anos se passaram e o sucesso na carreira de Roberta Sá só cresceu dentro e fora do Brasil. Em 2009, ela decide fazer um registro desse momento de sua carreira e grava ao vivo no Rio de Janeiro o CD e DVD "Pra se ter alegria", que reúne repertório dos dois primeiros álbuns.

Sucessos como "Alô Fevereiro", "Interessa", "Janeiros", "Mais alguém", "Eu sambo mesmo" e "Agora sim" fizeram com que o público lotasse a casa de shows Vivo Rio em abril. ?Pra se ter alegria? foi dirigido pelo cantor e compositor Pedro Luís e pela jornalista Bianca Ramoneda. O cenário foi assinado por Gringo Cardia e o figurino, por Isabela Capeto.

"Pra se ter alegria" foi lançado para todo o Brasil em agosto de 2009 pelo selo MP,B Discos com distribuição da Universal Music. Cerca de um ano após o lançamento Roberta ganhou o prêmio de DVD de Ouro e continua até hoje a fazer shows desse disco Brasil afora.

A banda de Roberta nos shows de "Pra se ter alegria" a acompanha desde "Braseiro" e é formada pelos músicos Antonia Adnet (violão 7 cordas, vocais e percussão), Élcio Cafaro (bateria e percussão), Jovi Joviniano (percussão), Ronaldo Diamante (baixos acústico e elétrico e percussão), Rodrigo Campello (programações, violão 7 cordas, guitarra, cavaco e teclado).

Seu último e recente trabalho, lançado em julho de 2010 com o Trio Madeira Brasil (de Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim), repete a dobradinha MP,B + Universal. Quando o Canto é Reza é um disco de homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira.

O ponto de partida para a realização de Quando o Canto É Reza foi o encantamento dos quatro artistas pela obra do compositor que já havia sido gravado por artistas como Clara Nunes, Maria Bethânia, Alcione e Zeca Pagodinho. Quando o Canto É Reza passeia por diferentes ritmos, como coco, maxixe, samba carioca, maracatu, ijexá, ciranda, afoxé, samba-choro e samba-de-roda e traz 13 músicas de Roque, sendo oito inéditas.

Em agosto deste ano Quando o Canto é Reza teve seu show de estreia em Salvador, na Bahia, terra de Roque Ferreira. A apresentação obteve uma excelente aceitação do público, bem como o lançamento do disco que repercutiu por toda a imprensa brasileira sendo reconhecido por um projeto especial e emocionante na carreira de Roberta Sá.

Natura Musical
É o programa de apoio à cultura brasileira da Natura com foco em música. Lançado em 2005, beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 140 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 17 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 600 mil pessoas beneficiadas.

Entre os selecionados no último Edital Nacional, na categoria Fomento à Música, estão: a cantora Karina Buhr que irá gravar seu segundo CD com músicas inéditas e fará shows de lançamento; a Orkestra Rumpilezz criada pelo maestro Letieres Leite e formada por músicos de percussão e de sopro da Bahia com influência jazzística e inspiração no candomblé; o longa-metragem "Dominguinhos Volta e Meia"- idealizado pela cantora Mariana Aydar - em homenagem aos 70 anos do músico e com a participação de grandes nomes da música popular brasileira; e o Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, que vai disponibilizar em um site músicas e partituras pouco conhecidas da primeira maestrina do Brasil. Na categoria Turnê do Edital Nacional 2009, destacam-se os CDs e turnês inéditas de Carlinhos Brown e Vanessa da Mata, lançados em 2010.
Também já foram patrocinados os cantores Arnaldo Antunes, Lenine, Céu e Marisa Monte. O cantor Marcelo Jeneci que lançou Feito Pra Acabar, seu primeiro CD solo; o grupo Cidadão Instigado e o guitarrista Edgard Scandurra com o projeto Na Área; e o CD Sementeira: Sons da Percussão, de Naná Vasconcelos, Caito Marcondes e Marcos Suzano.

O filme "A Música Segundo Tom Jobim", documentário de longa metragem, que apresenta, pela primeira vez, a obra musical de Tom Jobim e que deve ser lançado em 2011. "O Mistério do Samba", que retrata a história da Velha Guarda da Portela, também teve o patrocínio do Natura Musical.

Em 2010, ao completar 5 anos de existência, o Natura Musical ampliou sua atuação com o lançamento de dois canais de comunicação: o Portal Natura Musical (www.naturamusical.com.br) que reúne conteúdos exclusivos e inéditos de artistas brasileiros; e o programa de Rádio Natura Musical, apresentado pela jornalista Patrícia Palumbo e veiculado, diariamente, nas rádios Eldorado FM (SP), Litoral FM (Santos-SP), e Paradiso FM (RJ).

Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui mais de 6 mil colaboradores e registrou no ano de 2010, receita líquida de R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 21,1% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 744,1 milhões. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França - onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, El Salvador e Honduras atua por meio de empresa distribuidora. Sua força de vendas é formada por mais de 1,2 milhão de consultoras, sendo mais de 1 milhão no Brasil e cerca de 200 mil no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...