15 de abril de 2011

Teatro da Vertigem inicia projeto JOVENS ENCENADORES


Teatro da Vertigem faz primeira edição de projeto Exercícios Cênicos – Estímulo a Jovens Encenadores

Dia 28 de abril de 2011, o Teatro da Vertigem inicia a primeira edição do projeto Exercícios Cênicos – Estímulo a Jovens Encenadores, a ser realizado em sua sede na Rua Treze de Maio, 240, Bela Vista, em São Paulo.

O objetivo é dar voz e vez aos jovens recém egressos das Universidades, àqueles que, findo o curso de Direção Teatral, estão ávidos por colocar em prática o que o meio acadêmico lhes proporcionou. “A ideia é fazer um experimento cênico, fazer essa ponte com a Universidade, e nesse primeiro momento com os recém-formados da graduação da ECA/USP. A intenção é que o projeto seja anual”, diz Antonio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem.

Os diretores convidados Maurício Perussi, Rodrigo Batista e Carolina Mendonça têm como característica comum a idade inferior a 30 anos. A partir desse mote criaram o Campeonato Sub-30, nome que a tríade deu a essa edição do projeto, e lança também o Submanifesto, uma ironia que joga luz às dificuldades de se iniciarem no meio artístico profissionalmente.

Programação

O Problema do Carteiro Chinês
28 de abril a 08 de maio de 2011

Quinta a sábado, 21 horas, domingos, 18 horas duração: 30 minutos recomendação: 16 anos

Baseado em três séries fotográficas do artista chinês Malleon, O Problema do Carteiro Chinês revela a trajetória da figura romântica de um carteiro perdido entre as ruínas de suas lembranças. Em busca dos destinatários de correspondências desencontradas, o protagonista se vê num labirinto sedutor em que fantasia e realidade se confundem.

Ficha Técnica
Direção: Maurício Perussi Elenco: Francisco Lauridsen (O Carteiro Chinês), Luisa Nóbrega (Perséphone), Marco Biglia (O Homem dos Casais), Sofia Bito (A Mulher dos Casais), Quel Morales (A Mãe do Carteiro) Sonoplastia: Miguel Caldas Cenografia e Figurinos: Amanda Antunes Iluminação: Grissel Piguillem

Maurício Perussi
Formou-se em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes ECA/USP (2008). Formou-se profissionalmente como ator no Teatro Escola Macunaíma (1998/2001). Dirigiu espetáculo “Natália, Nathália” (2005/2006) criado em Processo Colaborativo, orientado por Antônio Araújo. Escreveu e dirigiu o espetáculo “Nathália, Noturna” (2008) orientado por Maria Thais, dirigiu o espetáculo “Sobre Esta Cidade” (2009/2010), também criado em processo colaborativo além da leitura dramático do texto “Fome de Notícia” (2010) de Evaldo Mocarzel

Família Vende Tudo
12 a 22 de maio de 2011

Quinta a sábado, 21 horas, domingos, 18 horas duração: 30 minutos recomendação: 16 anos

Os últimos instantes na propriedade de Liubov Andreievna são celebrados. É maio: temporada de dança e números musicais. Devem todos comemorar. O compasso do tempo sugere uma nova ordem enquanto a comemoração camufla a espera. Não existe mais lugar para a prostração dos corpos. O jardim das cerejeiras está vendido.

Ficha técnica
Direção: Rodrigo Batista Adaptação e dramaturgia: Bruno Caetano Iluminação: Luana Gouveia Direção de arte: Paola Lopes Elenco: Liubov - Júlia Moretti, Gaiev - Eduardo Azevedo, Ánia - Júlia Burnier, Vária - Beatriz Limongelli, Lopakhin - Bruno Moreno e Trofimov - Tiago Luz
Rodrigo Batista é formado em direção teatral pela Universidade de São Paulo. É diretor do [pH2]: estado de teatro e dirigiu os espetáculos Manter em local seco e arejado e Mantenha fora do alcance de crianças, com estreia prevista para junho no Centro Cultural São Paulo. Atua como assistente de direção do espetáculo Inventário Inacabado com Isabel Teixeira.

Valparaiso, um esboço
26 de maio a 5 de junho de 2011

Quinta a sábado, 21 horas, domingos, 18 horas duração: 30 minutos recomendação: 16 anos

Um homem de negócios teve o desprazer ou a sorte de ir em direção ao destino errado. A desventura de Michael Majeski, de sair do caminho traçado pelo seu itinerário e acabar no lugar errado (o que não quer dizer que ele tenha se perdido) acaba despertando o interesse da mídia. Como alguém pôde cometer um erro tão crasso? Quando foi que ele se deu conta? Ele não percebeu que estava sendo levado para a cidade errada? Por que ele estava indo para Valparaiso? De qual Valparaiso estamos falando? O que aconteceu exatamente? Um total de 140 entrevistas durante 4 dias e meio em 3 cidades e meia (ao menos é o que nos conta Lívia, sua esposa), Majeski é forçado a repetir diversas vezes a sua trajetória diante das câmeras em uma colagem de impressões fragmentárias.

Ficha Técnica
Direção: Carolina Mendonça Elenco: Bruno Freire, Fernanda Raquel, Julia Rocha e Leandro Berton

Carolina Mendonça é formada em artes cênicas pela ECA-USP 2008. Entre seus trabalhos recentes destacam-se: a performance h-i-d-r-a, com Pensamento Hidra, selecionada para a Quadrienal de Praga (jun/2011); a performance ‘Muro em Diagonal - Metáforas Espaciais com Experiência Concreta’, com Bruno Freire, na Verbo 2009 e a instalação ‘Vending Machine’ na Verbo 2007, com Tainá Azeredo, ambas na Galeria Vermelho. Dirigiu os espetáculos “Belas Adormecidas” (2005) basedo em livro homônimo de Yasunari Kawabata e o espetáculo “Sem Título, 2006”.

Serviço
Sede do Teatro da Vertigem - Rua Treze de Maio, 240 1º andar, Bela Vista, São Paulo
Fone: 11 3255 2713 – Entrada Franca – retirar senha uma hora antes
Lotação: 50 lugares
Patrocínio do grupo: Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...