13 de abril de 2011

Thais Rivoire abre exposição no Acervo da Choque enquanto coletivo Base-V realiza Workshoq na Choque Cultural


Revista Outro Estilo faz registro histórico da Choque Cultural em matéria de capa. Lançamento de sua quinta edição também é neste sábado na galeria da Vila Madalena

Neste sábado, 16 de abril, a programação nos dois QGs da Choque Cultural é intensa. No Acervo da Choque,Thais Rivoire apresenta sua exposição Papelzinho Picado, a partir das 13h, e o clã da Editora ZY, lança a quinta edição da revista Outro Estilo que destrincha os seis anos de arte contemporânea do projeto Choque Cultural (das 16h às 18h). Já na Choque Cultural, o coletivo Base-V, que faz parte da exposição Coletiva Choque 2011 (até 21 de maio), realiza Workshoq, a partir 15h.

Papelzinho Picado é a primeira exposição de Thais Rivoire (pronuncia-se Rivoar), com cerca de 20 peças. Ela, que é esposa do também artista plástico Jaca, foi descoberta pelos galeristas da Choque Cultural. Morando em São Paulo desde 2005, vinda de Caxias de Sul onde era odontologista, Thais Rivoire (www.flickr.com/photos/thafon) encontrou na colagem o respiro que precisava após sua aposentadoria, além de ter o caos da grande metrópole como inspiração. “Por conta do trabalho do Jaca, tínhamos um ‘misturador de figurinhas’ em casa e foi na tentativa de orientar esse acervo que comecei a fazer as colagens”, conta a artista.

As primeiras experiências de Thais eram mais abstratas e surreais porque utilizava muito do que seu marido dispensava. Hoje, mais intuitiva, já se habituou à abstração de uma obra de arte tanto que decidiu assumir sua primeira exposição com quadros de diversas dimensões e texturas; em algumas delas, vê-se um quê de alto e baixo relevo por conta das camadas de cola que aplica sobre suas figuras. Por vezes, aplica tinta e, em seguida, usa pano pra retirar parte dela e dar um aspecto envelhecido ou gasto. “Para começar a situar a paisagem dos meus quadros, uso uma figura ou uma textura que me chama atenção, mas depois atuo meio que compulsivamente”, revela.

Thais Rivoire busca imagens de enciclopédias, guias telefônicos, imagens da rua e do lixo, revistas novas e antigas em uma narrativa quase kitch, com personagens e brincadeiras. É o caso da obra Tufão, palavra cujo significado a intrigou e fez com que reunisse imagens de pessoas e expressões de terror e outras que pudessem parecer voar. O suporte redondo, que era o acento de um banco, deu o toque final. Ao comentar o uso de imagens de enciclopédia, Thais ainda lembra que o livro era algo de grande apreço antigamente. “Nossos pais não nos deixavam sequer grifar as palavras. Recortar, então, estava fora de cogitação! Hoje, acabo lendo um pouco, mas acabo por recortar mesmo”, brinca.

Lançamento Outro Estilo#5 @ Acervo da Choque
No mesmo sábado, 16 de abril, a partir das 16h, também no Acervo da Choque, a Editora ZY lança a quinta edição da revista Outro Estilo (OE). Esta é a Edição de Outono e traz um registro do trabalho da Choque Cultural no cenário da arte contemporânea brasileira.

Como padrão editorial a revista Outro Estilo chega às bancas com duas capas sendo que uma delas traz os artistas – e também os idealizadores – da Galeria Choque Cultural, posando para uma foto ao melhor estilo Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Com ela, uma grande entrevista que reúne, pela primeira vez, as três cabeças por trás da Choque. Mariana Martins, Baixo Ribeiro e Eduardo Saretta contam a história toda, com direito a uma linha do tempo destacando os momentos mais importantes dessa trajetória.

Workshoq Base-V @ Choque Cultural
Também neste sábado, a Choque Cultural apresenta o Workshoq com o coletivo Base-V, formado por Danilo Oliveira, 29, David Magila, 32, e Zansky, 31. Os três estão na exposição Coletiva Choque 2011 e a iniciativa faz parte do grupo de atividades propostas pela galeria em função desta mostra.

O Base-V levará para o Workshoq uma série de matrizes, como carimbos, letraset (letras auto-transferíveis de fácil aplicação), impressos para transferência, entre outros. Os participantes poderão compor suas próprias gravuras usando essas matrizes, gratuitamente. “Levaremos alguns desenhos impressos a laser para fazer transferência com tíner, por exemplo. Então será como uma brincadeira de composição, e um bate-papo sobre processos de trabalho coletivo”, adianta Danilo Oliveira.

Papelzinho Picado, por Thais Rivoire @ Acervo da Choque
Abertura: 16 de abril, das 13h às 18h
De 16 de abril a 21 de maio

Lançamento da revista OE#5 @ Acervo da Choque
16 de abril de 2011
Das 16h às 18h
Gratuito

Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo
Telefone (11) 3061-2365
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 13h às 18h
Grátis
Livre

Workshoq com Base-V @ Choque Cultural
16 de abril de 2011
Das 15h às 19h
Gratuito

Coletiva Choque Cultural
Artistas: SHN, Base-V, Pacolli, Pingarilho, Fefe Talavera, Cesar Profeta
Até 21 de maio de 2011

Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre

Um comentário:

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...