4 de maio de 2011

Exposição gratuita no Parque Ibirapuera


Somos Terra
Exposição convida o sentir a vida na Terra

Uma maneira de conhecer a vida na terra. A exposição Somos Terra, que acontece de 4 de junho a 10 de setembro na sede da UMAPAZ, localizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, conta a trajetória de tudo que faz parte do universo e forma o planeta Terra. De forma interativa, crianças e adultos passeiam pelos diversos estágios como ar, água, terra, flores e folhas. "A vida acontece toda em encadeamento, cada uma precisando da outra para viver em equilíbrio. E nós humanos precisando de todos os seres pulsando em conjunto para a manutenção da nossa vida. Quando algum elo é quebrado, os problemas ambientais podem ficar imensos", diz Ana Augusta Rocha, jornalista e criadora do projeto através de sua empresa, a Auana Editora.

A exposição Somos Terra é um convite a sentir nosso planeta vivo e pulsando. Quase uma instalação artística, busca, através do sensorial, das cores e das luzes, criar uma experiência de encantamento pela natureza. Seus jogos e games interativos propõem uma conexão com o mundo natural através do lúdico e do divertimento. "Ao percebermos a pulsação de toda a vida - da água, do céu, das árvores e dos animais -, passamos a nos relacionar de uma forma diferente com tudo, com mais envolvimento, com mais respeito. De uma forma colaborativa", afirma Ana Augusta

Somos Terra ocupa uma área de aproximadamente 500 mts2 na sede da UMAPAZ - Universidade do Meio Ambiente e da Cultura de Paz -, ligada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo. A exposição fará parte da Virada Sustentável e foi criada pelo cenógrafo Marko Brajovic e equipe. Com cores e tecnologia, ela privilegia uma arquitetura que imita a vida.

Passo a passo da exposição

Sala da Vida - através de projeções saberemos sobre a formação do universo e do nosso sistema solar chegando à vida na Terra; * Sala da Água - os visitantes poderão interagir com o planeta, tocando-o. A Terra através de um Ipad gigante.

Sala da Floresta - depois de ´encontrar´ (virtualmente) com um homem que habita as matas do Brasil e ouvir sobre a sua experiência de vida, os visitantes poderão interagir com a floresta e ficar ´olho no olho´ com alguns animais.

Sala do Micro e do Macro - os visitantes se tornarão cientistas e descobrirão, olhando microscópios científicos, padrões da natureza. Depois serão convidados a ver que esses padrões são muito parecidos com o que vemos nos potentes telescópios que apontam para o universo.
Sala das Conexões - a interação dos visitantes com uma pequena árvore criará musica e cor na sala. "A música do encontro", diz Ana.

Ao redor dessas salas estarão disponíveis os conteúdos do livro que foi criado para o evento e será distribuído aos alunos e professores que visitarem o projeto.

Serviço
Exposição SOMOS TERRA
De 4 de junho a 10 de setembro de 2011
UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. IV Centenário, 1268, CEP 04030 -000 São Paulo SP Brasil - Tels: (11) 5572 8037, 5572 1004
Conceito e conteúdo: Ana Augusta Rocha - Auana Editora
Cenografia: Marko Brajovic - Atelier Marko Brajovic
Entrada gratuita
Participe do Projeto Generosidade: www.projetogenerosidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...