20 de maio de 2011

Livraria Cultura realiza 1ª edição do Live Painting em sua loja de Artes



A arte urbana invade a vitrine da Livraria Cultura do Conjunto Nacional

A loja de Artes da Livraria Cultura no Conjunto Nacional – já consolidada como uma verdadeira galeria de arte – onde realiza, “entre livros”, exposições de artistas de diferentes estilos – inaugura a partir de 28 de maio a 1ª edição do Live Painting Livraria Cultura. A pintura ao vivo, como é conhecida, é a expressão da improvisação performática de seus participantes e costuma acontecer em locais públicos. O movimento, que vem ganhando força desde a década de 90, conta com a participação de artistas de vários gêneros, fortemente marcado pela arte de rua e grafiteiros. O projeto tem curadoria de José Carlos Honório – artista plástico, escritor e responsável pelo acervo de livros de artes da Livraria Cultura. A programação conta com grandes artistas convidados como Rafael Lucena, João Pirolla, Rafael Calixto, Camila Morita, Alexandre Soma, Anna Anjos e Xavier Lima.

A ação tem como objetivo apresentar ao público obras diferenciadas, suas formas de criação e técnicas. As intervenções acontecerão sempre a partir das 9 horas da manhã no último sábado de cada mês. As performances poderão ser acompanhadas ao vivo pelo público, e o resultado de cada obra ficará exposto por 21 dias na vitrine da loja de Artes, em frente ao Cine Cultura.

Para mais informações, acesse www.culturanews.com.br ou entre em contato com a assessoria de imprensa da Livraria Cultura.

Programação

Rafael Lucena
Sábado, 28 de maio às 9h
Essa pintura será realizada a partir de um tema atual do portfólio do artista. Ao trabalhar com materiais utilizados em murais grafitados nas ruas das cidades, com o acréscimo de colagens de trabalhos feitos em papel, Lucena criará uma exposição de arte integrada com intervenção urbana. Uma pequena tela de 50X70, instalada no meio da vitrine, será guardada como um registro da intervenção.

João Pirolla
Sábado, 25 de junho às 9h
O artista desenvolverá o tema em torno de elementos urbanos e noturnos. Trapos de gala de um cotidiano boêmio, em calçadas banhadas por luminosos de bares, com crianças transfiguradas por paixões efêmeras e maquiagem barata, que esperam por uma carona do estranho mais gentil que acenar. De becos em becos, por um trago a mais e uma noite a menos.

Rafael Calixto
Sábado, 30 de julho às 9h
Em sua vitrine, o artista desenhará 3 personagens interagindo com elementos que estão dentro da loja. O trabalho será desenvolvido apenas com latéx e caneta posca.

Camila Morita
Sábado, 27 de agosto às 9h
A artista desenvolverá sua intervenção com base nas criações de suas telas, utilizando-se de uma personagem principal interagindo com um cenário bucólico (flores e árvores recortadas em vinil preto) e algumas imagens abstratas coloridas (caneta posca). Farão parte deste cenário alguns animais marinhos, como peixes e anêmonas.

Alexandre Soma
Sábado, 24 de setembro às 9h
Futurista, fã de ficção científica e inspirado no livro "Neuromancer", na animação "Aeon Flux" e em pintores como Miró e Malevich, Alexandre Soma mistura sua sede pela tecnologia quântico-orgânica com traços do imaginário indígena brasileiro para criar seu sumo. "A Soma" apresenta sua miscigenação artística com técnicas urbanas como o stencil e experimentais como a utilização de objetos reaproveitados do cotidiano.

Anna Anjos
Sábado, 29 de outubro às 9h
A arte-ilustradora Anna Anjos recria seu universo lúdico, criativo e hipercolorido nas vitrines da Livraria Cultura, tendo como principal inspiração seu projeto pessoal Afrotropicalismo, que mescla elementos das culturas africana e do movimento Tropicalista das décadas de 1960/70.
A cultura nordestina é uma referência recorrente nos trabalhos da artista.

Xavier Lima
Sábado, 17 de dezembro às 9h
A ideia do artista é dar início ao assunto de sua exposição Vestígios, agendada para 2014. Inspirado na pareidolia, onde um estímulo visual remete a algo inequívoco para o observador, conterá desenhos e pinturas sobre manchas. Teremos assim imagens prospectadas no que já sugere a tinta instintivamente colocada na vitrine da Livraria Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...