29 de abril de 2013

Produção musical francesa durante a guerra é tema de livro



Danieli Benedetti faz um aprofundamento histórico vivido pelos compositores franceses durante a 1ª Guerra Mundial

O exemplar “Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial” será lançado ao público no dia 24 de maio, às 19h, na Livraria da Vila, em São Paulo, e contará com a presença da autora Danieli Verônica Longo Benedetti.

O livro de Danieli Benedetti, professora do curso de graduação de Música da Universidade Cruzeiro do Sul é resultado de uma adaptação de sua tese de doutorado e dos oito anos vividos na França, onde estudou na École Normale de Musique em Paris e no Conservatoire National de Strasbourg.

A obra apresenta aos leitores uma reflexão sobre a música em um momento delicado na Europa. “A publicação pretende aprofundar o momento histórico vivido pelos compositores franceses dentro da problemática europeia dos anos da Grande Guerra e a influência dessa realidade na produção musical do período, tendo como foco principal a suíte para piano solo Le Tombeau de Couperin do compositor francês Maurice Ravel”, conta a autora. Anexo ao livro encontra-se o registro sonoro sob a interpretação da autora que também pianista e pesquisadora.

O livro reconstitui todo o meio político e cultural que abrange desde a proclamação da Terceira República Francesa em 1871 até o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, além de representar a síntese de dois séculos de música.

Serviço
Lançamento do livro: Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial
Editora Annablume em coedição com a FAPESP, 242p.; 14x21cm.
Data: 24 de maio, às 19h
Local: Livraria da Vila
Endereço: Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo
Tel. (11) 3062-1063

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...