segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cubo Mágico – o Retorno



Cubo Mágico – o Retorno

Crédito Camila Oliveira

Vocês se lembram do Cubo Mágico? Aquele brinquedo popular nos anos 80, que andou um pouco esquecido nos anos 90, mas voltou com suas cores com a chegada da internet e suas divulgações pelos vídeos.

Muitos ligam a imagem do Cubo com hábitos de Nerds e que tem que ser realmente um gênio para resolver o cubo embaralhado. Nada disso, este brinquedo super educativo, contem uma lógica e com ela, não importando idade, gênero, instrução – qualquer pessoa consegue resolve-lo. 

O cubo de Rubik, (nome dado pelo seu criador – professor húngaro de arquitetura), queria criar um modelo para ajuda-lo nas aulas de Geometria Espacial no ano de 1974. Com a popularidade começaram a se fazer vários campeonatos nacionais em diversos países.

Em 2003 foi realizada a primeira competição mundial. A partir daí, criou-se  a Associação Mundial do Cubo Mágico ( WCA), que ajudou a tornar as competições mais freqüentes.

Em 2007, ocorreu a primeira do gênero no Brasil, em Sumaré- SP. E elas continuam ocorrendo desde então, em várias cidades do estado do Brasil, com um número significativo de competidores a cada campeonato que é realizado.

Para quem adere a esta mania que acaba virando coisa muito séria para quem compete, sente muitas melhores no seu desenvolvimento mental lógico/raciocínio. Além de trazer concentração, dedução, planejamento e socialização aos praticantes.

Caso queiram conhecer e aprender a como resolver o cubo mágico, acessem os sites indicados.

www.cinoto.com.br ( Aqui Rafael Cinoto mostrará todos os tutorias de resoluções, tipos de cubo, campeonatos que estão acontecendo, encontros e muitas outras curiosidades para quem curte, curtiu ou quer curtir um pouco mais.)

www.cubomagicobrasil.com.br ( Aqui encontramos além de mais alguns tutoriais sobre resoluções, fórum aonde os cubistas se reúnem para trocar informações e outros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário