22 de maio de 2013

Dupla de personagens “Olho e Colírio” agitam o vão livre do MASP



Espaço  “Veja todos os Dias” mobiliza paulistanos em alerta sobre cegueira sem cura pelo glaucoma

Tem mais de 40 anos, é negro, ou tem algum caso na família, não perca tempo, procure um oftalmologista! Esse é o alerta que será dado no Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo glaucoma, 23/5, quinta-feira, das 9h às 16h, no vão livre do Masp com a instalação sensorial “Veja todos os dias”. Trata-se de um sala totalmente escura em que o visitante entrará com os olhos vendados e serão conduzidos por pessoas com deficiência visual reabilitadas na Fundação Dorina Nowill para experimentar sensações táteis e olfativas, como sentir o aroma de especiarias, frutas e legumes. A iniciativa faz parte da Campanha Popular de Saúde “Cuidado com o Glaucoma” que está em sua segunda edição e tem apoio do Ministério da Saúde e Dudu Braga, filho do rei Roberto Carlos, como padrinho.

A dupla de atores caracterizados como “Olho e Colírio” farão esquetes divertidas e esclarecedoras para alertar as pessoas para a principal causa de cegueira sem cura do mundo. Todas as cenas clicadas na data serão expostas em um mural especial no site da iniciativa: www.cuidadocomoglaucoma.com.br . A partir de agosto, a sala sensorial “Veja todos os Dias” percorrerá outras capitais do País chamando atenção dos brasileiros.

Segundo pesquisa IBOPE, 1/3 dos brasileiros NUNCA FOI ao oftalmologista e, como consequência, pode descobrir algumas doenças de visão tardiamente. A iniciativa chama a atenção para a importância de iniciar o tratamento o quanto antes, para evitar a perda de visão. “Lutar contra o glaucoma é um grande desafio. Ela é silenciosa e não apresenta sintomas. Os pacientes só percebem que estão com problemas na visão quando ela já está em estágio avançado. Apesar de não ter cura, a doença pode ser tratada e evitar a perda da visão desde que seja descoberta o quanto antes.”, afirma Dr. Vital Paulino Costa, presidente da SBG e Chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp.

O glaucoma atinge hoje 2% dos brasileiros acima dos 40 anos (cerca de 1 milhão de pessoas), chegando a triplicar após os 70 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos no mundo. O mais preocupante é que a maioria dos indivíduos não apresentam sintomas e nem sabe que tem a doença. Por isso, além da performance e da interação com as pessoas, a dupla “Olho e Colírio” distribuirá cartilhas educativas e simulará a importância do colírio para a visão no tratamento da doença.

SERVIÇO

Dia de Combate à Cegueira por Glaucoma (23/5) 
Sala Sensorial “Veja todos os Dias” e dupla de personagens “Olho e Colírio”

Dia 23 de maio, quinta-feira

Horário: das 9h às 16h

Local: vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo)

            Av. Paulista, 1578 - Bela Vista  São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...