2 de maio de 2013

Estreia em São Paulo o espetáculo “Blefes Excêntricos”



Atrações acontece pelas praças da cidade

Depois de estrear em abril no Rio de Janeiro, onde passou, sempre gratuitamente, pelas praças da cidade, agora o  espetáculo “Blefes Excêntricos”, do Circo Dux repete a dose pelas praças  públicas de São Paulo durante este fim de semana: dia  3 (sexta  às 16h) no Largo do São Bento (Centro - próxima à Rua Santa Efigênia), dia 4 (sábado às 11h e às 16h) no Memorial da América Latina (Próximo a saída do Metrô da Barra Funda) e no dia 5 (domingo às 11h) no Memorial da América Latina (Próximo a saída do Metrô da Barra Funda). E na semana seguinte a trupe apresenta o espetáculo em Vitória (de 17 a 19 de maio).

Com o sucesso do espetáculo infantil "Zarak Show – As Aventuras de Darius e Igor" (2010), o Circo Dux amplia seu repertório também para o público adulto, mas ainda com a verve circense que atrai a criançada. A companhia fundada em 2005 investe agora no conceito de teatro de rua com a montagem de “Blefes Excêntricos”, que visita os espetáculos populares que aconteciam ao longo dos séculos XVIII, XIX e início do Séc. XX.  Dirigidos por Julio Adrião (ator do premiado espetáculo “A Descoberta das Américas”, baseado no texto de Dario Fo), os atores Fabrício Dorneles e Lucas Moreira trabalharam na pesquisa de números tradicionais das feiras populares da Era Medieval, passando pelos grandes espetáculos de magia e dos números clássicos da palhaçaria, dando vida aos excêntricos musicais do circo.O espetáculo é resultado do projeto de manutenção patrocinado pela Petrobras através de seleção pública.

Segundo Adrião, o roteiro foi construído em cima da insólita rotina de dois Indivíduos em disputa por um poder que, por si só, nada pode. Uma ação dramática contínua revisita o universo da magia e dos excêntricos musicais, onde números clássicos são tratados como acidentes de percurso. Habilidade, mistério, absurdo, humor e poesia, num jogo de cena em que a palavra não faz falta. “O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa prática, quase obsessiva, dos atores, e uma observação curiosa e paciente da direção. Um divertido exercício de criação e solução de problemas”, afirma Adrião.

Entre a formatação do espetáculo, em 2009, e o início da montagem, que começou no início de 2012, os atores desenvolveram uma intensa pesquisa que teve auxílio de grandes expoentes do meio da arte e do teatro:  o Mágico Rossini, que representa a quarta geração de uma família de mágicos, e o pesquisador musical Antonio Spirito Santo, que está a frente do projeto  Musikfabrik  - ele utiliza de objetos não usuais para fabricar instrumentos musicais há mais de 20 anos – e a direção musical do maestro Tato Taborda. Munidos dessa intensa troca de informações, o espetáculo foi se desenhando com o surgimento dos números Guizos Afinados, Panelas Musicais, Cabine dos Espíritos e o Cups and Balls.

“A ideia do espetáculo “Blefes Excêntricos” é criar um espetáculo de rua inovador, baseado em uma profunda pesquisa no universo da “espetacularidade” popular e com um nível técnico muito elevado. Esse espetáculo será oferecido gratuitamente à população carioca, capixaba e paulista, incialmente. Para iniciar o projeto realizaremos doze apresentações por diferentes praças da cidade do Rio de Janeiro: Zonas Norte, Central, Sul e Oeste”, diz Fabricio Dorneles.


SERVIÇO

Espetáculo “Blefes Excêntricos”

Com CIRCO DUX – Lucas Moreira e Fabricio Dorneles

Estreia - Temporada em São Pauloo: de 3 a 5 de MAIO (locais abaixo)

Gratuito

< Datas e locais >

Ø  3/5 - Sexta - 16h no Largo do São Bento (Centro - próxima à Rua Santa Efigênia)

Ø  4/5 - Sábado - 11h e 16h no Memorial da América Latina (Próximo a saída do Metrô da Barra Funda)

Ø  5/5 - Domingo - 11h no Memorial da América Latina (Próximo a saída do Metrô da Barra Funda)

Gênero: Comédia Circense

Telefone/contato: 21 9625 2292

CLASSIFICAÇÃO: Livre

Duração: 45 minutos

INDICAÇÃO: Livre (acima de 6 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Ford oferece espaço, conforto e preço com o Territory Titanium 2024

SUV global chega ao Brasil com versão única e motor turbo a partir de R$ 209.990,00 Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Desde que deixou ...