8 de maio de 2013

“Grande manual de ortografia” ganha edição atualizada



Manual de ortografia foi revisado e adaptado às normas do Novo Acordo Ortográfico

Um dos trabalhos mais relevantes da carreira do linguista e filólogo Celso Pedro Luft (1921-1995), o Grande manual de ortografia ganha edição reorganizada, revista e atualizada com a nova ortografia da língua portuguesa, trabalho feito sob a supervisão da escritora Lya Luft, viúva do autor.

"Poucos compêndios [como este] levam em conta a contribuição da fonética e da fonologia para a aprendizagem da ortografia portuguesa em uma linguagem acessível ao leitor", afirma Angela França, Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP, responsável pela atualização do guia.

Respeitando o cotidiano da fala, o Grande manual de ortografia, um dos guias ortográficos mais completos do Brasil, mostra, por exemplo, como os sons das letras e das palavras ajudam na escrita e, ao mesmo tempo, podem reservar algumas armadilhas (como nos casos de consoantes dobradas, ou o uso correto das letras k, w e y).

A primeira parte do livro, "As letras", trata da relação letra-som e da terminologia usada pelo autor. Na segunda, "Sinais diacríticos", o assunto é acentuação e pontuação, enquanto na terceira, "Diversos: sons, letras e informação morfossintática", são tratados casos cuja grafia suscita questionamentos (quando se usa 'que' ou 'quê', por exemplo).

Os apêndices do manual estão divididos em "Abreviaturas", "Estrangeirismos e estrangeirismos já aportuguesados", "Antropônimos e topônimos", "Partículas, locuções e sequências" e "Textos da ortografia da língua portuguesa".

Com o auxílio dessas seções, que trazem exemplos pedagógicos para solucionar dúvidas e são organizadas de modo a facilitar a consulta, estudantes, professores e interessados poderão sentir-se cada vez mais à vontade para utilizar as regras (e escapar das incertezas) da língua portuguesa.

O autor
Celso Pedro Luft, filólogo, gramático, linguista, nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em 1921, e faleceu em 1995, em Porto Alegre, onde viveu a maior parte de sua vida. Especializou-se em filologia portuguesa pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e foi um dos primeiros estudiosos de linguística no brasil. Foi professor titular de língua portuguesa na PUC-RS e na UFRGS. Foi autor de diversos dicionários, manuais de gramática e ensaios sobre o ensino da língua, e tornou-se uma das maiores referências nacionais no estudo da língua portuguesa.

Ficha técnica
Título: Grande manual de ortografia
Autor: Celso Pedro Luft
Gênero: Livros de referência / gramática
Páginas: 296
Formato: 16 cm x 23 cm
Preço: R$ 52,00
ISBN: 978-85-250-5318-3
Editora: Globo Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...