13 de maio de 2013

“KulturTour” estreia hoje trazendo a cultura alemã



Projeto oferecerá diversas ações culturais, com artistas da Alemanha e do Brasil

A Volkswagen do Brasil, o Banco Volkswagen e a MAN Latin America patrocinam a turnê cultural “KulturTour”, que teve início hoje (13/5). Um caminhão estilizado VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, está em frente ao Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/n, São Paulo), chamando o público para dançar ao som de DJs. O mesmo caminhão levará a cultura alemã a 17 cidades brasileiras, durante um ano, propiciando o diálogo cultural entre os dois países por meio de diversas ações. A Volkswagen também cedeu uma pick-up Amarok para transportar artistas durante a turnê.

A turnê “KulturTour” é realizada pelo Goethe-Institut e pelo Ministério da Cultura (MinC). O projeto é um dos destaques da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram”, cuja abertura oficial será realizada na noite de hoje (13/5) também no Theatro Municipal de São Paulo.

O caminhão, com os mesmos DJs que se apresentam nesta tarde, estará na Virada Cultural, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de maio. A partir de junho, o caminhão seguirá para as cidades de Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Três de Maio (RS) e Londrina (PR). A partir de agosto, passa por Vinhedo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). No Norte e Nordeste, as cidades visitadas serão Salvador (BA), Recife (PE), Campina Grande (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luis (MA) e Belém (PA).

Programação

Durante um ano, em cada uma dessas 17 cidades por onde passará o caminhão, pessoas de todas as idades vão conferir, durante uma semana, apresentações de artistas itinerantes dos dois países, DJs, cinema ao ar livre, contação de histórias, workshops e um lounge de leitura com acervo de 1.000 publicações. A turnê também trará a exposição “Alemanha na Mala”, que permite que o visitante conheça um pouco mais sobre o idioma alemão por meio de curtas-metragens, histórias, música e poemas.

O caminhão VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, com carroceria de 15 metros, foi especialmente equipado para a turnê do “KulturTour” com palco retrátil e sua fachada foi transformada pelos expoentes da street art Carlos Dias (Brasil) e Jim Avignon (Alemanha). Envolvido com o grafite, a sticker art, a videoarte e a web art, Carlos Dias já participou da exposição De Dentro Para Fora (Masp, 2009) e Novo Muralismo Latino-Americano (Memorial da América Latina, 2006) e fez neste ano sua primeira individual no Paço das Artes. O berlinense Jim Avignon é considerado um ícone da arte pop, com trabalhos que misturam caricatura, arte gráfica, arte de rua e toy art. Seus trabalhos já foram expostos em museus de arte contemporânea do mundo inteiro, inclusive na cerimônia da nova abertura do Estádio Olímpico de Berlim, em 2004.

Com uma programação inovadora e multifacetada, o “KulturTour” é dirigido a um público amplo e procura apresentar o que há de mais atual na cena artística contemporânea alemã. A mostra de cinema ao ar livre, por exemplo, apresenta tendências diversas nas áreas de arte urbana, futebol e sustentabilidade.

O programa de música do “KulturTour” reflete o incrível cenário de inventividade e vanguarda da música eletrônica na Alemanha e trará DJs de sucesso, como Jack Tennis, de Berlim, que vai tocar na rota sul do “KulturTour”, para agitar o público e proporcionar uma troca musical com DJs brasileiros.

Durante todo o ano, o tour será acompanhado pelas mídias sociais (Facebook.com/goethebr e #kulturtour) e os visitantes poderão postar comentários, fotos e vídeos. Estudantes das cidades onde o caminhão vai passar também serão envolvidos na divulgação das atrações e na participação em concursos.

O projeto “KulturTour” faz parte da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram”, que reunirá no Brasil inteiro até 2014 uma grande quantidade de eventos nas áreas de cultura, economia, tecnologia, ciências, educação e esporte, com o objetivo de fortalecer os laços entre os dois países. A temporada tem realização do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, em cooperação com o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), o Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Federação da Indústria Alemã (AHK). O Goethe-Institut é a instituição responsável pela programação cultural e de educação da temporada Alemanha no Brasil 2013-2014.

ITINERÁRIO DO KULTURTOUR
www.kulturtour.com.br
www.facebook.com/goethebr
www.twitter.com/kulturtour

REGIÃO SUL
4 de junho a 1 de julho de 2013
Florianópolis, Blumenau, Três de Maio, Londrina

REGIÃO SUDESTE
20 de agosto a 15 de setembro de 2013
Vinhedo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória

REGIÕES NORDESTE E NORTE
6 de novembro a 1 de dezembro de 2013
Salvador, Recife, Campina Grande, Natal

3 de fevereiro a 2 de março de 2014
Fortaleza, Teresina, São Luis, Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...