quinta-feira, 9 de maio de 2013

Museu da Casa Brasileira será gratuito em todos os sábados de maio



Ação integra o programa "Museu MeUeSEU: de todo mundo"

Em comemoração à Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus, e como parte do programa "Museu MeUeSEU: de todo mundo", da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira, uma das 17 instituições da Secretaria participantes da campanha, preparou uma programação especial durante o mês de maio.

O MCB, que funciona de terça a domingo das 10h às 18h, com acesso gratuito aos domingos e feriados, terá entrada franca em todos os sábados do mês, com programação especial voltada às famílias e ao público em geral nestes dias. Sempre a partir das 14h30, o museu realiza o programa educativo Uma Tarde no Museu nas datas 4, 11, 18 e 25 maio. Cada sábado terá uma atividade diferente, com jogos que tratam sobre os usos e costumes da casa brasileira, arquitetura, design e conteúdos correlatos. No dia 18 de maio, dentro do período da Semana Nacional de Museus, o MCB oferece uma de suas atividades educativas mais apreciadas pelo público: a Oficina de Papietagem, que tem como objetivo exercitar a percepção visual, a identificação do objeto, sua função e significado.

De 14 a 19 de maio, o público poderá visitar as exposições em cartaz "BID 8|10|12", um recorte da Bienal Ibero-americana de Design que acontece em Madri e está pela primeira vez no Brasil, e "Local x global: a arquitetura como lugar", sobre a produção arquitetônica luso-portuguesa contemporânea a partir do tema "casa".

Na quarta-feira, 15 de maio às 19h30, o MCB promove, em parceria com o portal ARQ!BACANA, a palestra "Arquitetura e Urbanidade", com Roberto Loeb e Luis Capote, do escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo. No evento, parte do ciclo MCB-ARQ!BACANA realizado desde 2010, os arquitetos apresentam projetos de indústrias, ensaios arquitetônicos, além de intervenções sociais e urbanísticas.

No final de semana dos dias 18 e 19, as atrações ficarão por conta da Virada Cultural 2013, com os shows da série "Caravana Cigana". No sábado, às 20h, o Mutrib sobe ao palco com ritmos tradicionais do Mediterrâneo Oriental e dos Balcãs. Em seguida, às 21h30, é a vez da Orkestra Bandida, grupo especializado no estilo Fasil: música das boates, cabarés e festas ciganas. A "Caravana Cigana" será encerrada com o show do Mawaca, "Inquilinos do Mundo", às 18h, com influências do estilo de vida nômade, em uma grande celebração musical. Mais cedo, no domingo às 11h, o projeto Música no MCB traz a Orquestra Arte Barroca, com repertório camerístico e orquestral dos séculos 17 e 18.

Sobre a Semana Nacional dos Museus

De 13 a 19 de maio, instituições museológicas de todo o País participam da Semana Nacional de Museus com diversos eventos. Em São Paulo, essa comemoração vai durar mais tempo: a Secretaria de Estado da Cultura preparou uma série de atividades especiais que acontecerão durante todo o mês de maio, em 17 museus do Estado.  Com programação integrada em torno do tema "Museu MeUeSEU: de todo mundo", exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas apresentam o museu como um bem comum a ser usufruído pelos mais variados públicos. Além disso, os visitantes terão entrada gratuita em todos os sábados do mês: dias 4, 11, 18 e 25. Para lembrar: o Dia Internacional dos Museus é comemorado em 18 de maio.

SERVIÇO

Semana Nacional de Museus no MCB e

Programa Museu MeUeSEU: de todo mundo

1 a 31 de maio - Gratuidade aos sábados e domingos em todo o mês

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h 
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada) 
*Em maio gratuito também aos sábados, além dos domingos e feriados 

Acesso a pessoas com deficiência/ Bicicletário com 20 vagas 
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br   
Site: www.mcb.org.br 
Redes sociais: www.facebook.com/museu.dacasabrasileira / Twitter: @mcb_org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário