24 de junho de 2013

Aprenda a combinar vinhos com receitas


Sommelier dá dicas para harmonizações impecáveis

O inverno chegou e nada melhor do que aproveitar o friozinho e reunir os entes queridos para desfrutar o melhor da gastronomia.  Nessa época optamos por pratos  mais  quentes como fondues, sopas e risotos.  A sommelier  da Vinícola Salton, Carina Cooper, explica “As combinações entre os pratos e os vinhos são chamadas de harmonizações.  Para fazer a harmonização adequada avaliamos o vinho, o tipo da uva, o processo de vinificação, grau de amadurecimento e envelhecimento etc., e casamos com a estrutura do prato, a intensidade dos sabores e temperos. É importante que um sabor não se sobreponha  ao outro, eles devem se completar”.

Clássico Fondue de queijo  - O Fondue  é um prato originário da Suíça que geralmente mistura queijos derretidos  gruyère e emmental. Ele deve ser harmonizado com um vinho branco da uva Chardonnay, que é mais leve com um sabor que não se contrapõe ao gosto marcante do queijo 
  
Fondue de Chocolate – Para esta versão o ideal é que seja servido com um licor de sabor doce e intenso, por exemplo, o Salton Intenso, adequado para sobremesas com teor alcoólico de 15%.
  
Cassoulet de feijão branco - Por ser um prato muito encorpado e “macio” ele pede combinações que tenham a uva Merlot, também encorpada que nos remete a uma sensação mais aveludada no paladar.

Joelho de Porco – Por se tratar de um prato um pouco mais gorduroso a harmonização pede um toque refrescante que encontramos no vinho branco das uvas Sauvignon Blanc (acidez) e Viognier(corpo), de preferência os de guarda que passaram por barris de carvalho na elaboração e possuem um toque “defumado”.   

Sopas em geral – Sopas são bem harmonizadas com vinho tinto leve, de sabor fresco e frutado.

Puchero – Este prato muito apreciado na Europa é a versão espanhola do cozido português. Por ser um prato feito com carne suína, grão de bico, feijão branco, batata etc, ele pede um vinho com textura média a encorpado, preferencialmente feito com uvas Cabernet Sauvignon.

Polenta com ragu de cordeiro– Para este prato o ideal é que seja servido com vinhos feitos da uva Merlot, pois são frutados, “macios” sem perder o sabor e presença para acompanhar o ragu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...