4 de junho de 2013

Baterista John Blackwell se apresenta no BATUKA! BRASIL 2013


Evento figura na lista dos grandes festivais do universo da bateria e da percussão

A Tamatraz com exclusividade para o Brasil o baterista americano John Blackell. O artista é uma das grandes atrações da 14ª edição do BATUKA! BRASIL - Internacional Drum Fest, principal evento de bateria e percussão, que acontece entre os dias 7 e 9 de junho, no Auditório Simón Bolívar, no
Memorial da América Latina, em São Paulo.  

A apresentação de John Blackwell - conhecido por suas técnicas de giro de baquetas e toques cruzados, destacando –o no cenário musical - será realizada no dia 8 de junho,  e promete atrair o grande público. Blackwell nasceu na Carolina do Sul, Columbia, EUA, e sempre esteve cercado pela música. Filho do baterista profissional John Kenneth e Mamie Smith Blackwell, uma entusiasta da música, ele ganhou sua primeira bateria aos três anos de idade.

Apreciador de músicos e bandas como The Jacksons, Zapp & Roger, George Clinton and Parliament e Patti Labelle, Blackell já subiu aos palcos com grandes nomes do meio, entre eles, o já falecido Billy Eckstine, o renomado saxofonista de Jazz americano Herman Johson, a banda de funk Cameo, Patti Labelle, o pop star Prince (com quem toca até hoje), além de tocar com a maior pop star do Japão, Utada Hikaru, para a turnê Bohemian Summer.  

Em 2010, Blackwell lançou, com sua banda, The John Blackwell Project, seu primeiro álbum, o 4EVERJIA. Nos dois anos seguintes, saiu em turnê mundial com Prince em sua Welcome 2 America World Tour. Dentre outros trabalhos que realizou, também gravou para a nova artista de Prince, Andy Allo, que lançou recentemente seu segundo álbum Superconductor.

Atualmente, além de lecionar na Berklee College of Music, em Boston, Massachusetts, o baterista vem tocando e gravando com Diddy, Justin Timberlake, Timbaland, Lauren Hill, Esperanza Espalding, e também como convidado com Maceo Parker, Confunkshun, Mariah Carey, entre outros.

Outra grande atração marcada para o mesmo dia (08/06) é a do baterista Mike Maeda, que este ano, tornou-se artista internacional TAMA. Ele iniciou seus estudos aos onze anos, na EMT (Escola de Música e Tecnologia). Graduado em bateria, Maeda estudou com grandes músicos, entre eles, Giba Favery, Christiano Rocha, Gel Fernandes, Mário Fabre e Ivan Busic. Maeda foi um dos fundadores da banda de rock paulistana Condessa Safira e há 10 anos toca com a banda Líris, projeto de grande expressão que rendeu um EP e um álbum homônimo.  

Artistas consagrados, como Dom Famularo, Will Calhoun (Living Colour), Mike Portnoy, Mathias Jabbs (Scorpions), Kiss, Paralamas Do Sucesso e Kiko Loureiro (Angra) são alguns dos nomes de peso com quem teve a oportunidade de trabalhar. Adepto da música eletrônica, ele lançará seu primeiro disco solo, batizado de Techno Caos, explorando o conceito de composição reverse engineering, que mescla rock, pop, samba e jazz com informações eletrônicas.

A 14ª edição do Batuka! Brasil traz uma programação repleta de shows, workshops, performances de renomados artistas nacionais e internacionais, como Johnny Rabb, Stephane Chamberland, Will Calhoun, Vera Figueiredo, Caito Marcondes Trio, entre outros. Além das apresentações inéditas, também faz parte do Festival o tradicional Concurso Cultural de Bateristas. A novidade deste ano é o fato de que haverá dois vencedores, sendo um baterista e uma baterista.

O grande sucesso do Batuka! Brasil deve-se ao empenho e a dedicação da idealizadora do evento e endorsee internacional Sabian, Vera Figueiredo. Vera é compositora formada em piano, diretora e supervisora de curso do IBVF – Instituto de Bateria Vera Figueiredo e produtora de eventos. Na carreira solo, gravou diversos CDs: Vera
Figueiredo & Convidados (Baratos Afins – 1990), From Brasil (Camerati – 1995) e Vera Cruz Island (Rainbow Records – 2001).

Ela também assina a produção artística e participa de dois discos oriundos do “Batuka! Brasil International Drum Fest”, lançados em 1998 e 2004. Pela Sabian, fez uma tour pelo Reino Unido com o australiano Virgil Donati. Participa do DVD de comemoração de 11 anos do festival “The Ultimate Drummers Weekend” realizado na Austrália (2003), foi fundadora da banda instrumental Kali e integra a banda do programa Altas Horas, da rede Globo, desde 2001.

SERVIÇO

14ª EDIÇÃO BATUKA! BRASIL – Internacional Drum Fest

QUANDO: dias 7, 8 e 9 de junho/2013

HORÁRIO: a partir das 17 horas

ONDE: Memorial da América Latina, no Auditório Simón Bolívar

ENDEREÇO: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

INGRESSOS: R$ 40,00

SITE OFICIAL: www.batukabrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...