25 de junho de 2013

Caixa Cultural São Paulo apresenta exposição de Lucas Simões


Artista plástico desconstrói imagens a partir de novos suportes e materialidades

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 20 de julho a 20 de outubro, a exposição “Lucas Simões”, projeto no qual o artista plástico pesquisa o suporte e a materialidade da fotografia, explorando suas possibilidades de profundidade e volume, por meio de sobreposições, recortes e curvaturas. A exposição é produzida pela Fundação Gilberto Salvador e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Lucas Simões é um artista independente, com formação em Arquitetura e Urbanismo. Em seu processo criativo o artista busca intervir em objetos ou imagens que carregam significados, os quais ele dobra, corta e desconstrói em novas formas, e cria uma nova representação de imagens que oscilam entre beleza e estranhamento, movimento e profundidade.

A exposição, que tem curadoria do artista plástico Gilberto Salvador,  revela em dois núcleos formados por 26 obras – “Quase Cinema” e “Desretratos e Desmemórias” – dois processos diferentes de intervenção sobre fotografias, com recortes, costuras e sobreposições.

O núcleo “Quase Cinema”, composto por oito obras, propõe uma releitura da fotografia como narrativa, por meio do alongamento e repetição da imagem. O efeito é obtido com o uso de imagens costuradas em madeira e tecido. As sequências formadas dão a sensação de movimento. Esse núcleo é ainda, dividido em duas séries: “Verdade é uma colagem contínua”, onde Lucas se apropria de imagens de edifícios cuja monumentalidade é reflexo de uma ideologia por trás de seu comissionamento e “Ficções”, em que paisagens originais são desmontadas por meio de manipulações digitais.

Já o núcleo “Desretratos e Desmemórias” é formado por 18 obras, compostas por fotografias recortadas e sobrepostas, entre chapas de acrílico. Em “Desretratos”, o artista utilizou retratos feitos no momento em que amigos íntimos contavam um segredo. A intenção era capturar as expressões de cada um na hora de revelar o segredo. Em “Desmemórias”, Simões utiliza fotografias de velhos amigos de infância e pessoas que ele acabara de conhecer.

Palestra com visita guiada com o artista
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, às 14h, o artista Lucas Simões realiza a palestra com visita acompanhada com o artista com o tema “Processo Criativo”, na CAIXA Cultural São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de setembro, sujeitas ao limite de 50 pessoas, pelo e-mail info@lucassimoes.com.br


Serviço

Exposição “Lucas Simões”

Abertura para convidados e imprensa: 20 de julho de 2013 (sábado), às 14h
Visitação: de 20 de julho a 20 de outubro de 2013
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 - Centro
Telefone: (11) 3321-4400
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...