27 de julho de 2013

Autora Liliane Prata atinge a maturidade em seu novo trabalho


Em Três Viúvas, ela mostra o universo e a perspectiva de três mulheres diante de mudanças inesperadas na vida

Liliane Prata pode ser considerada um curinga da literatura. É autora dos juvenis O novo mundo de Muriel e O Diário de Débora, mas também tem boa produção literária voltada para o público adulto. Prova disso é o seu novo livro: Três Viúvas (Planeta, 144 pp, R$ 29,90). Nele, Liliane alcança a maturidade ao retratar o universo de três mulheres frente ao inesperado.

Cláudia e Ísis perdem seus maridos no mesmo dia. Os dois eram colegas de trabalho e, na saída para uma happy hour, o inevitável acontece. Embora a situação seja igualmente trágica para as  duas, cada uma vive o luto à sua maneira. Cláudia, que perdeu a alegria de viver depois de um episódio que fez desmoronar seus sonhos de juventude, pode surpreender com a sua capacidade de despertar do estado de apatia. Já a intensa Ísis, que durante toda a vida se apaixona e desapaixona por tudo como quem aperta um botão de liga/desliga, parece cada vez mais perdida.

O acaso aproxima as duas viúvas. Juntas, trocam experiências, mostram as diferentes maneiras de lidar com suas decepções e fraquezas e, sobretudo, procuram encontrar um novo sentido na vida.

A história envolve ainda Soraia, mãe de Ísis. Como a filha, ela também ficou viúva precocemente. Com as dificuldades, aprendeu que a vida despedaça sonhos e que viver sozinha não é o fim do mundo. E é com essa desilusão que veio com o amadurecimento precoce que Soraia tentará doutrinar as novas viúvas.

Liliane consegue imprimir em Três viúvas uma linguagem densa e ao mesmo tempo sensível. Constrói de forma muito convincente as suas personagens centrais e dá à trama uma boa dose de melancolia. Um trabalho, sem dúvida, muito diferente dos seus anteriores.

O leitor mais crítico, seguramente, vai perguntar como Liliane pode se aventurar em universos tão diferentes. O novo mundo de Muriel, seu trabalho anterior, fala de fantasias e universos paralelos. Como pode pular da água para o vinho assim? Liliane responde: “Quem comparar um livro esperando que seja parecido com o outro, com certeza vai estranhar muito. Mas para mim, não tem nada de estranho. Gosto de contar histórias de todo tipo e elas nascem de mim mais ou menos da mesma maneira”.

Serviço

Três viúvas
Autor: Liliane Prata 
Editora:  Planeta
Páginas: 144
Preço: R$ 29,90

Um comentário:

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...