15 de julho de 2013

Programa “Estrada para a Saúde” exibe a exposição “A Cueca”


Objetivo é conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata

A CCR ViaOeste, por meio do programa “Estrada para a saúde”, traz para a Área de Descanso do Caminhoneiro a exposição “A CUECA”, de 12 a 31 de julho. O objetivo é alertar e levar informações sobre a prevenção do câncer de próstata ao público, em geral, e aos homens, em particular, através da arte.

No dia 12 de julho, os usuários poderão também contar com vídeos educativos e profissionais especializados para tirar dúvidas sobre o assunto.

A exposição

Renomados artistas plásticos foram convidados a conceber de forma original a principal peça do vestu­ário íntimo masculino desde as cavernas. As obras desta exposição são peças customizadas de forma lúdica para quebrar o preconceito e mostrar o que não é possível esconder: a natureza primordial do homem e os problemas que podem ser camuflados pelos tabus.

Ao contrário do preconceito, a arte expõe estas questões e revela a sua natureza humana. Na exposição, o tema é tratado com beleza, deli­cadeza e criatividade pelos artistas plásticos para des­mistificar o corpo masculino que merece e precisa de cuidados. O câncer de próstata é uma realidade e deve ser combatido com informação e prevenção.

A exposição integra uma campanha na­cional, iniciada com sua primeira edição, em setembro de 2011.

Sobre o câncer de próstata

Este tipo de câncer está em segundo lugar no ranking das doenças do homem, depois do câncer de pulmão, e tem origem desconhecida.

Quanto maior a idade, maior é a incidência dessa doença, portanto homens acima de 50 anos, devem ir ao urologista regularmente. Somente 5% dos casos se manifestam clinicamente e há a evidência de que os tumores descobertos inicialmente se comportam mais benignamente.

Apesar de nem sempre ocorrerem, quando existem, os sintomas principais são: maior frequência de micções, sangue na urina, afilamento e perda do jato urinário, maior dificuldade no ato de urinar.

O medico conduz os exames necessários para a prevenção, que deve ser periódica, a cada 10 ou 12 meses. Preconceitos e machismos só potencializam os riscos. Como prevenção, é recomendável uma alimentação rica em vegetais, ingestão de pouca gordura animal e selênio (presente na castanha do Pará).

Sobre a Campanha

O Programa “Estrada para a Saúde”, da CCR ViaOeste, é um projeto que beneficia os caminhoneiros desde 2002, oferecendo a oportunidade para cuidar do seu bem estar físico e mental através de atendimento diário totalmente gratuito em enfermagem, cabeleireiro, massagem bioenergética e dentista, além, de dispor ao caminhoneiro um estacionamento para descansar, sanitários e lavanderia para maior conforto durante suas viagens.

Serviço

Ação: Exposição “A Cueca”
Data: de 12 a 31 de julho
Horário: Segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 15h. Terça e quinta das 12h às 20h.
Local: Área de Descanso do Caminhoneiro, recinto do Programa Estrada para a Saúde, na SP-280 Rodovia Castello branco, Km 57 sentido Leste - São Paulo. Anexo ao Posto Ipiranga e ao restaurante à Quinta do Marquês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...