1 de agosto de 2013

Afreaka traz novo olhar sobre o continente africano


Estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim do metrô recebem a mostra

Durante todo o mês de agosto, o Projeto Encontros promove nas Estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Arthur Alvim do Metrô, a exposição Afreaka. A mostra traz um pouco da energia da África pelo olhar da jornalista Flora Pereira e do designer Natan de Aquino, idealizadores do site www.afreaka.com.br. 

A dupla realizou uma viagem de sete meses por oito países do sul e leste da África que revelou um continente descolado e protagonista. Um novo mundo de tendências, música, literatura, arte, culinária, arquitetura, projetos sociais, moda, cultura jovem, tradições e muito mais. No Projeto Encontros, a exposição Afreaka irá mostrar informações, sensações e impressões captadas por Flora Pereira e Natan de Aquino, que desmitificam a imagem negativa do continente africano, visto internacionalmente como um lugar de fome e pobreza, e contam outro lado da história: a África cool e descolada.

Pela primeira vez simultaneamente nas três estações, a mostra, sob o patrocínio dos Correios, conta a história de uma África ainda pouco conhecida do lado de fora de suas fronteiras, fugindo dos estereótipos e comunicando as expressões coletivas e individuais das culturas locais contemporâneas e tradicionais.

Para dar vida ao projeto, a dupla utilizou uma maneira de financiamento que está ganhando força na rede: o crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo. Com o dinheiro arrecadado, nasce o site, que hoje traz mais de 90 reportagens, 100 ilustrações inéditas, inúmeros vídeos e fotografias e ainda uma seção de dicas para o turismo local. O projeto, que já alcançou mais de 22 mil fãs nas redes sociais, está organizando agora um segundo financiamento coletivo, para dar continuidade ao trabalho, desta vez para descobrir o que o lado oeste africano tem de bom para contar ao mundo.

O Afreaka se apresenta aos usuários do Metrô como um resultado ético e estético. Da África, é vista uma realidade diferente da abordada normalmente pela mídia de massa. Junto de um conhecimento empírico de quem por lá passou e viveu, vêm também as artes e cores múltiplas de um extenso material visual. Para que os visitantes conheçam mais este universo, foi montado um antes e depois da viagem, que irá ilustrar de forma objetiva e divertida o percurso, a aprendizagem e o conhecimento adquirido durante o percurso.

Será destacada também a produção cultural e intelectual africana, trazendo exemplos dos artistas e das iniciativas encontradas nos países visitados. Separados por temáticas como sustentabilidade, arte digital, arquitetura etc. as peças selecionadas revelam o imenso potencial presente no continente revelando suas expressões culturais, artísticas e sociais.

Uma explosão e sinestesia de cores, sensações e texturas captadas durante a viagem do projeto Afreaka confere vida a um panorama visual imagético feito exclusivamente para o Projeto Encontros pelo designer Natan Aquino. Quem passar pela estação Paraíso poderá ainda se sentir na pele as cores e a vivacidade africana num backdrop especial para fotos.

Completando o circuito da exposição, as estações Paraíso e Artur Alvim recebem uma seleção particular das fotografias de Flora Pereira e das ilustrações de Natan de Aquino, que através da conversa entre o tradicional e contemporâneo, traduz a força e a energia captadas durante a viagem.

No Espaço de Leitura ainda será possível apreciar doze livros sobre a África em diversas expressões: poesia, culinária, turismo, fotografia e histórias infantis.

Ainda, uma coletânea de vídeos produzidos durante a jornada serão exibidos nas duas estações mostrando de perto alguns momentos nos oito países africanos.

Serviço
Exposição Afreaka

Data: 5 a 31 de agosto

Locais: Estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Arthur Alvim

Horário: Funcionamento do Metrô

Entrada: Gratuita para os usuários do Metrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...