terça-feira, 13 de agosto de 2013

“Ponto Segredo. Primeiros Fios” traz histórias de velhas fiandeiras Elas tecem lembranças individuais da memória coletiva das grandes cidades


O grupo Pontos de Fiandeiras, de Santo André, promove pela primeira vez em São Paulo, no Espaço CIA do pássaro voo e teatro, durante os finais de semana de agosto, a peça teatral “Ponto Segredo. Primeiros Fios”.

A peça é o resultado de uma instigante pesquisa do grupo acerca do trabalho das fiandeiras e dos diversos contextos em que estão ou estiveram inseridas ao longo da história, em contraste com o modo de vida rural e urbano, relatando um espetáculo baseado na amizade de três velhas do subúrbio. Ao longo de um dia, as personagens abordam lembranças comuns e revelam segredos há muito guardados: o encontro dos homens com as máquinas, o amor em meio à revolução, a liberdade perdida e reconquistada.

Das leituras, visitas e registros feitos pelas atrizes Camila Shunyata, Patrícia Nogueira e Roberta Marcolin Garcia nasceram canções e cenas. Com a chegada do diretor, Sérgio Pires, e da dramaturga, Adélia Nicolete, entrelaçaram-se outros fios que, pouco a pouco, teceram o espetáculo.

A atemporalidade das cenas e a ruptura espacial encontra, no desenho da luz, o perfeito diálogo entre a lâmpada incandescente, a vela e a lamparina. O cenário, composto por fios e retalhos, sugere um espaço caseiro, mas, ao mesmo tempo, lírico e simbólico no qual as cortinas, assim como os caixotes, as malas e os baús escondem e revelam. Do mesmo modo, o figurino procura dar às velhas uma chave que permita a elas voltar no tempo, levadas pelas recordações.

Serviço:
Espetáculo Ponto Segredo. Primeiros Fios.
Data: 10, 11, 17, 18, 24, 25, 31/08 e 01/09
Horário: Sábados, às 21h e Domingos, às 19h. 
Local: Espaço CIA DO PÁSSARO VOO E TEATRO
Endereço: Rua Alvaro de Carvalho, 177. São Paulo.
(Próximo ao metrô Anhangabaú )
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário