12 de outubro de 2013

Ônibus híbridos são a mais nova atração do Parque Nacional do Iguaçu


Os novos veículos, com motores elétrico e diesel, fazem parte da frota que circula na área interna da unidade de conservação

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) inova uma vez mais e oferece aos visitantes um serviço único em Unidades de Conservação no país – uma frota com ônibus híbridos para transportar visitantes dentro do parque. São cinco novos ônibus, com motores elétrico e diesel, que estarão disponíveis para circular a partir deste mês. O lançamento acontece hoje, dia 8 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Centro de Visitantes do Parque, quando os ônibus serão apresentados.

O test drive com os ônibus híbridos foi realizado no parque no ano passado, com a aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da Unidade de Conservação. Os cinco novos ônibus serão integrados à frota já existente, formada por 13 veículos. Desse total, oito possuem carroceria especial double deck e vista panorâmica e trazem imagens da fauna nativa do bioma onde o parque está localizado, a Mata Atlântica. Os animais contemplados nos novos veículos são cobra-caninana, gralha-picaça, puma, tamanduá-mirim e jacutinga.

“A opção pelo transporte híbrido atende uma necessidade do Parque, que é a de permitir a circulação de veículos pelas dependências da unidade de conservação causando o menor impacto”, afirma o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro. O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de Mata Atlântica da região sul do Brasil e protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção.

Com uma velocidade que varia de 40 a 60 km por hora, os ônibus que circulam na área interna do Parque Nacional do Iguaçu transportam em média, por ano, 1,2 milhão de passageiros, o equivalente a 80% do total de turistas que visitam a unidade. Em média, cada veículo faz entre cinco e 15 viagens, com saídas do Centro de Visitantes e vai até o espaço Porto Canoas que é o ponto final do circuito. No trajeto, são feitas paradas nas estações de Poço Preto, Macuco Safari, e Hotel das Cataratas, em plataformas fixas para embarque e desembarque.

A Cataratas do Iguaçu S/A, concessionária que presta serviço de apoio à visitação pública no PNI, é a responsável pela gestão do serviço de transporte dentro do Parque Nacional do Iguaçu. De acordo com o diretor da concessionária, Celso Florêncio, este novo serviço que está sendo oferecido aos visitantes coloca o Parque Nacional do Iguaçu a frente das demais unidades de conservação e reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com o ICMBio. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência cada vez melhor ao visitante e as constantes melhorias têm colocado o Parque Nacional do Iguaçu nos padrões internacionais de recepção ao turista”, ressalta Florêncio.

Atuando há 13 anos no Parque Nacional do Iguaçu, a Cataratas do Iguaçu S/A mantém, além do transporte aos turistas, um Centro de Visitantes, considerado um dos mais modernos do país entre outros serviços de atendimento ao turismo.

Os novos ônibus

Com carroceria da Marcopolo e chassi completo da Volvo, os ônibus híbridos são mais silenciosos e 90% menos poluentes do que os movidos a diesel que circulam hoje na Unidade de Conservação. O ônibus tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente.  O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo em baixas velocidades e o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas.  Os motores ficam desligados quando o veículo está parado para embarque e desembarque de visitantes.  A energia das frenagens também é usada para carregar as baterias do motor elétrico. Dessa forma, o ônibus é 35% mais econômico.

Cataratas do Iguaçu S.A
(45) 3521-4400

Interaja com a Cataratas do Iguaçu S/A:
@cataratas_sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...