11 de outubro de 2013

Um ano para celebrar Ayrton Senna e o seu legado


Instituto Ayrton Senna prepara um 2014 especial para celebrar 20 anos do legado do tricampeão

Em 2014 completam-se 20 anos do legado de Ayrton Senna, o tricampeão de Fórmula 1 que fez o Brasil sentir orgulho de suas vitórias e, mais ainda, do seu jeito de persistir e vencer.

A partir de agora, e ao longo de todo o próximo ano, uma extensa programação de homenagens e mobilizações vai lembrar esse herói que vem inspirando gerações e que, em 1994, deu ao Brasil o Instituto Ayrton Senna, que capacita 75 mil educadores e beneficia 2 milhões de alunos de escolas públicas todos os anos.

“Ayrton representa vitórias que o Brasil conquistou muito além do esporte. Ele é a garra brasileira, a perseverança em meio às dificuldades, a vitória alcançada com esforço enorme. Ayrton representa também a inteligência criativa, a coragem, a solidariedade para com amigos e desconhecidos. São valores que nós, brasileiros, cultivamos e vimos tão bem expressos na figura daquele campeão, que somava a tudo isso uma precisão técnica obstinada. Um brasileiro que nunca desacreditou, que venceu porque trabalhou duro, que não usava o ‘jeitinho’ para conseguir o que queria, que se emocionava quando tremulava nossa bandeira e subia com ela ao pódio, que sempre acreditou num Brasil melhor, mais digno e justo”, diz Viviane Senna, irmã do tricampeão e presidente do Instituto Ayrton Senna.

Ayrton Senna Sempre

Gente que nasceu depois de 1994 e jamais acompanhou corridas de Ayrton Senna é, mesmo assim, fã deste mito que transcendeu às pistas. A força do seu exemplo faz do tricampeão um ícone perene, que influencia pais, filhos e netos.

As novas gerações, especialmente, se plugam em Ayrton Senna a partir dos seus valores: determinação, motivação, superação e uma permanente busca da perfeição. Crianças e jovens se inspiram no herói para avançar na escola, no mundo do trabalho e na vida com uma atitude protagonista e perseverante, buscando a competência e o sucesso de forma ética e solidária.

Esta presença marcante dá o mote das celebrações em 2014, que é Ayrton Senna Sempre. Um selo foi desenvolvido pela premiada JWT para esse momento histórico dos 20 anos, mostrando um Ayrton na sua melhor expressão: concentrado, confiante, mas com o olhar num horizonte amplo.

O selo Ayrton Senna Sempre vai assinar todas as comemorações e homenagens, que já estão começando.

Mobilização geral

Ao longo dos próximos meses e durante todo o ano de 2014 Ayrton Senna será lembrado em eventos, campanhas nas redes sociais e nas ruas, produtos e até no Carnaval do Rio de Janeiro, compondo um quadro de mobilização geral.

Lançamentos

Desde já, diversas empresas de atuação global estão lançando produtos em tributo ao herói, alguns deles chegando ao mercado nos próximos dias. Companhias brasileiras e estrangeiras com políticas de responsabilidade social licenciam a imagem do tricampeão para seus produtos, revertendo parte das receitas ao Instituto Ayrton Senna, que atua gratuitamente em redes públicas de ensino em todo o Brasil.

Novo site Ayrton Senna

Para abrir o ano, em janeiro será lançado o novo site oficial Ayrton Senna. Concebido para ser a maior referência em informações sobre a vida e a carreira do mito da Fórmula 1, o site dará aos fãs e admiradores de todos os cantos do planeta a possibilidade de contribuir, participar e prestar suas homenagens de forma inovadora e emocionante.

Carnaval

Em março, a maior festa popular do País terá Ayrton Senna entre seus destaques. A escola de samba carioca Unidos da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí uma grandiosa celebração do ícone brasileiro. Com o enredo ‘Acelera, Tijuca’, a agremiação campeã vai apresentar o universo da velocidade e das pistas, contando a trajetória e o legado de Ayrton.

Eventos

O Instituto Ayrton Senna fará de seus seminários e encontros também uma oportunidade para que pesquisadores, educadores, líderes políticos e empresariais, representantes de governos, ONGs e organismos internacionais lembrem o legado do tricampeão, que se expressa no desenvolvimento de metodologias e soluções para melhorar a gestão das escolas e o aprendizado dos alunos na rede pública em mais de 1.300 municípios brasileiros.

Campanhas

Fãs brasileiros e de todo o mundo serão engajados nessa grande festa. Campanhas pela causa da educação e várias formas de mobilização estão sendo desenvolvidas, e darão um sentido de ativismo social ao público que quer celebrar os valores e o legado de Ayrton Senna seguindo seu exemplo, fazendo algo para tornar o Brasil mais justo.

“Temos inúmeras ideias sendo consolidadas, e muita gente continua trazendo sugestões de coisas fantásticas, que estamos organizando neste grande plano que nomeamos Ayrton Senna Sempre. O Brasil quer homenagear seu herói, e vamos criar essas oportunidades”, diz Viviane Senna.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa e produz conhecimentos para melhorar a qualidade da educação, em larga escala. Financiado com recursos próprios, de doações e de parcerias com a iniciativa privada, o Instituto dispõe às administrações públicas, gratuitamente, serviços de gestão do processo educacional que incluem diagnóstico e planejamento, formação de gestores e educadores, desenvolvimento de soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras, tudo articulado de forma a promover uma educação integral para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens em suas múltiplas competências. Fundado em 1994, por desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações, ajudando estudantes a ter sucesso na escola e a ser cidadãos capazes de responder às exigências profissionais, econômicas, culturais e políticas do século 21. Anualmente o Instituto Ayrton Senna capacita 75 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil. www.senna.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...