28 de novembro de 2013

Alexandre Brandão apresenta seus trabalhos Efeito Sem Causa


Mostra gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade tem curadoria de Tobi Maier

Fica em cartaz até 24 de janeiro a exposição Efeito Sem Causa na Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. A mostra conta com trabalhos recentes do artista mineiro Alexandre Brandão.

Com curadoria do crítico de arte Tobi Maier, a exposição Efeito Sem Causa reúne trabalhos que têm como elementos centrais a luz e a geometria, e o uso de materiais como areia, grafite e carvão, como em Cosmo (2013). Transitando entre desenho, vídeo e objetos, o trabalho de Alexandre Brandão já é reconhecido pela crítica especializada.

“A obra do artista aborda as fascinações com a alquimia e fenomenologia das matérias primas”, conta Maier em seu texto curatorial. “Cosmo (2013) é um comentário sobre a história da abstração geométrica, mas também traz a ideia sobre comunidade, sobre um ato performático que poderia ter acontecido aqui neste espaço antes da nossa chegada”, explica.

A mostra é dividida em dois ambientes: o primeiro abriga obras que pressupõem a ação realizada pelo artista. E, na segunda sala, é apresentada uma instalação interativa que recria um campo de bocha a partir de materiais como carvão e areia, que fazem parte do repertório de Brandão.

Sobre Alexandre Brandão

Formado pela Escola Guignard, participou de festivais e exposições no Brasil e no exterior: Bienal de Filmes de Arte de Colônia (Alemanha, 2005), Ateliê Aberto #3 (Casa Tomada, São Paulo, 2010), 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil (2011) e Red Bull House of Art (São Paulo, 2011). Realizou individuais no Palácio das Artes (Belo Horizonte, 2006) e, em São Paulo, no espaço Pivô (2012) e na Galeria Leme (2013). Ganhou, em 2010, o 2º Prêmio na V Bienal Interamericana de Videoarte, em Washington, EUA.

Serviço

Exposição EFEITO SEM CAUSA
Artista: Alexandre Brandão
Curadoria: Tobi Maier
Abertura: 23/11 – sábado – 15h
Visitação: 25/11 a 20/12 e 06 a 24/1 – segunda a sexta-feira – 10h às 21h | sábados – 10h30 às 17h30
Classificação: livre
Entrada franca
Obs.: Dispõe de rampa de acesso para deficientes

Oficina Cultural Oswald de Andrade 
Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Nany People apresenta "Como Salvar Um Casamento" no Teatro Gazeta

Atriz interpreta uma coach de relacionamentos, pronta para dar conselhos e pitacos sobre a vida a dois Nany People, um dos maiores ícones do...