7 de novembro de 2013

Alpha Notícias: Ônibus Cometa Flecha Azul é estrela em evento de ônibus e caminhões antigos


Modelo restaurado e customizado estará exposto neste fim de semana no Memorial da América Latina

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Os apaixonados por ônibus terão mais uma oportunidade de apreciar o Flecha Azul. Depois de completar 65 viagens comemorativas e rodar 24 mil quilômetros por ocasião dos 65 anos da Viação Cometa, o lendário modelo, totalmente customizado e restaurado, deixará a garagem pela última vez para ser a estrela principal da 10ª edição do VVR (Ver, Viver e Rever). O evento, considerado o maior encontro nacional voltado ao antigomobilismo e o único a fazer parte do calendário turístico de São Paulo, ocorre no Memorial da América Latina, em São Paulo, neste fim de semana (9 e 10), com a exposição de 40 ônibus e 30 caminhões.  

“É um prazer receber um ônibus que marcou a vida de milhares de pessoas em incontáveis viagens. O case do Flecha Azul é um exemplo de como é gratificante  preservar a memória”, afirma Kaio Castro, presidente do 1º clube dos ônibus antigos do Brasil e organizador do VVR, que este ano espera receber em torno de 8 mil pessoas. Segundo ele, foram centenas de e-mails e cobranças dos fãs nas redes sociais pedindo a participação do ônibus no evento.

“É muito gratificante ver o reconhecimento e a afeição de nossos clientes, as publicações nas redes sociais, o entusiasmo a cada post na fanpage. Nós nos aproximamos muito de nossos clientes com essa campanha, e esse é um canal que pretendemos manter ativo, construindo relações transparentes e verdadeiras para gerar a satisfação de todos que se relacionam com a organização, por meio de uma equipe valorizada, competente e realizada”, afirma o presidente da Viação Cometa, Carlos Otávio Antunes.

Trajetória do Flecha Azul

A campanha desenvolvida com o Flecha Azul em comemoração aos 65 anos foi além das expectativas. Ao todo foram 2.561 passageiros, entre saudosistas e jovens admiradores da marca, que acompanharam grande parte das viagens. Durante dois meses, os aficionados por veículos antigos puderam experimentar a sensação de embarcar num ônibus que marcou época por seu estilo e se tornou um dos mais lembrados pelos passageiros.

O ônibus teve como destino um total de 19 localidades, rodando 24 mil quilômetros sob o comando de Marcos Adriano Paixão Ernesto e Ricielli Antunes. Os dois motoristas foram escolhidos entre 1.200 motoristas para assumir o comando do Flecha Azul, trajados no mesmo estilo de época para proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem rodoviária repleta de nostalgia.

Além de São Paulo, o ônibus cruzou várias estradas com destino às cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Caxambu, Rio de Janeiro, Volta Redonda, Curitiba, além dos municípios paulistas de São José do Rio Preto, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Lorena, Itapetininga, Santos, Sorocaba, Jundiaí, Campinas e Praia Grande. Em cada viagem, uma miniatura do veículo foi sorteada entre os passageiros. Já a promoção “Conte sua história com a Cometa”, divulgada na fanpage da empresa no Facebook, recebeu 193 histórias, premiando 15 pessoas e acompanhantes com passagens para a 65ª viagem e um almoço especial. 

Todo o processo de restauração customizada de um único ônibus recuperado dos mais de 2 mil já utilizados pela Viação Cometa levou cerca de um ano, e o Flecha Azul em questão foi exatamente o último produzido pela CMA, que fabricava os veículos. As características típicas dos ônibus antigos norte-americanos foram mantidas, até mesmo a depressão sobre a cabine de direção e a carroceria em duralumínio – resistente e leve, que poupa motor, freios e pneus, algo muito importante para um veículo com origens em 1963, quando grande parte das estradas brasileiras era precária.

As poucas inovações no modelo restaurado foram os vidros fechados, lanternas de LED, ar-condicionado, pintura metalizada nos tons originais, revestimento interno, chassi Scania K113CL e motor dsc133b01 com câmbio G777, valorizando o conforto dos passageiros. O emblema na parte traseira da carroceria ganhou LED interno para iluminar o cometa colorido que faz parte da logomarca original.

Serviço

EXPOSIÇÃO VVR - VER, VIVER E REVER
ENCONTRO NACIONAL DE ÔNIBUS E CAMINHÕES ANTIGOS
DIAS: 9 e 10 de novembro (sábado e domingo)
HORÁRIO: Das 9h às 17h
LOCAL: Memorial da América Latina - Praça Cívica
ENDEREÇO: Metrô Barra Funda


ENTRADA: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...