11 de novembro de 2013

Blog de jovem portador do vírus HIV dá origem a livro


Uma Vida positiva foi adotado por universidade norte-americana

Em dezembro do ano passado, fez três anos que Rafael Lopes, 28, descobriu que era soropositivo. O paulista de Ribeirão Preto havia chegado ao Rio de Janeiro um ano antes, após passar uma temporada na capital paulista, para investir na carreira de ator. Mas o resultado daqueles exames acabaram mudando seus planos e o aproximaram de uma nova realidade física e emocional.

Um mês depois de receber a notícia, enquanto ainda estava aprendendo a conviver com a nova realidade, Rafael criou o blog Uma Vida Positiva (www.umavidapositiva.com.br) para que pudesse compartilhar os anseios, a rotina e as expectativas de um jovem portador do vírus HIV. Depois de centenas de posts e mais de 37 mil acessos desde a sua criação, o blog deu origem a um livro. Neste novo formato, o artista deixou de lado pseudônimo Luan F., que o tornou famoso na rede, para assinar como Rafael Bolacha, apelido de infância. Sentimentos, preconceito, relacionamentos, auto-aceitação e os desafios de um portador de HIV nos dias atuais são temas desenvolvidos de forma tocante pelo jovem, que utiliza referências contemporâneas como as séries de TV em seus textos.

Para a versão em papel, alguns textos foram revistos e outros novos foram inseridos. Uma Vida Positiva, publicado pela editora Cidade Viva, foi considerado pela Revista JUNIOR (Edição 47, de janeiro de 2013) a aposta de leitura para o ano. Além disso, foi adotado pela Columbia University de Nova Iorque – uma das dez melhores do mundo -, como livro de apoio para uso em sala de aula. Jornais como O Globo e o Canal Futura também deram espaço para a história de Rafael.

“Os textos do Bolacha falam de modo aberto sobre uma das grandes crises da nossa sociedade contemporânea e como educador acredito ser fundamental que tais assuntos sejam apresentados aos alunos”, afirmou o professor de português da Columbia University, João Nemi Neto.

Segundo o autor, a repercussão do blog entre leitores soropositivos e os familiares de pessoas com AIDS foi o que deu força para ele seguir adiante expondo sensações e experiências tão particulares. “Percebi que os leitores do blog se identificavam com as situações e se sentiam confortados. Me emocionei especialmente com o comentário de uma moça, filha de uma soropositiva, que me agradeceu e disse entender melhor o que a mãe devia sentir”, contou Rafael.

Graduado em Produção Cultural, Rafael tem planos para adaptar o blog em outras plataformas. Um espetáculo de teatro, um espetáculo de dança – Rafael também atua nesta área –, um documentário e um filme de ficção sobre o tema devem ser produzidos nos próximos meses. A peça já está, inclusive, enquadrada na Lei Rounet. Além disso, o autor ministra palestras sobre o tema para jovens, educadores, profissionais da saúde e demais interessados.

Serviço

UMA VIDA POSITIVA
Autor: Rafael Bolacha
Editora: Cidade Viva / Páginas: 134
Preço: R$34,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...