11 de novembro de 2013

Eventos especiais em comemoração ao Dia da Consciência Negra


Entre os destaques da programação está a dupla Caju e Castanha

O programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, apresenta uma série de eventos para homenagear o Dia da Consciência Negra, comemorado na quarta-feira, 20 de novembro. As Fábricas Capão Redondo, Jaçanã, São Luís e Vila Nova Cachoeirinha terão uma ampla programação relacionada à cultura Afro-Brasileira durante o mês de novembro.

Destaques da Programação: Dia 20 de Novembro, quarta-feira

A partir das 10h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza o show “Kizomba na Primavera” na Praça João Azevedo Borges, localizada nas proximidades. O Projeto “Cultura Brasileira – Devoção ao Samba” leva para a comunidade shows diversos como a Bateria da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, o Bloco Carnavalesco Inajar, a cantora e atriz Zezé Motta, além dos grupos Espaço Ousadia, Bezerra Caxambu e Banda, Comunidade do Samba na Feira, Banda Mr. Black e DJ Ninja, entre outros. 

Às 14h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza também um Encontro com o Mestre Roxinho, especializado em Capoeira Angola, que possui uma escola na Austrália voltada para jovens. O encontro tem por objetivo propiciar, a educadores e aprendizes, uma vivência da prática de Capoeira Angola e uma troca de experiências.

Já na Fábrica Jardim São Luís, às 14h30, acontece a atividade “Terra de Erê” – Contos Africanos, com Lilian Marchetti, com o intuito transportar o espectador para o universo misterioso de uma aldeia africana, mostrando seus costumes, crenças e linguagens contadas pelos griots, os contadores de histórias. 

Às 17h, a Fábrica Jardim São Luís recebe também a Banda de Pífanos de Caruaru, um dos grupos de músicos instrumentistas mais tradicionais do Brasil, que mostrará toda a riqueza do folclore do sertão nordestino. Logo após, às 18h30 acontece a apresentação de Caju e Castanha, dupla brasileira de embolada, formada por irmãos naturais de Recife, com 36 anos de estrada.

Eventos durante todo o mês de novembro

Além das comemorações do dia 20, todas as Fábricas irão realizar atividades especiais durante todo o mês de novembro. Entre os destaques, a atriz e cantora Zezé Motta realizará duas apresentações do show Negra Melodia nas Fábricas Jaçanã, no dia 19, às 19h30 e Jardim São Luís, no dia 21, às 19h30, composto por composições de Luis Melodia.

Dona Ivone Lara, um dos principais nomes do samba e a primeira mulher a compor um samba enredo, também realizará dois shows nas Fábricas de Cultura Jaçanã, dia 23 e Capão Redondo, dia 24, ambos às 16h.

Outros exemplos são as Oficinas de Máscaras Africanas e de Literatura Afro-Brasileira, que serão realizadas em todas as Fábricas em datas alternadas. Para conferir os dias e horários destas oficinas, assim como a programação completa dos eventos especiais nas Fábricas de Cultura, acesse o site www.fabricasdecultura.org.br

Serviço

Fábricas de Cultura

Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575. Tel: (11) 2233-9270.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 17h. 
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651. Tel: (11) 5510-5530.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 17h. 
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138. Tel: (11) 2249-8010. 
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 17h. 
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Capão Redondo
Rua Algard, 82. Tel: (11) 5822-5240. 
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 17h. 
Sábados e domingos: variável de acordo com a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...