15 de janeiro de 2014

Modelos nus são transformados em obras de arte vivas


Projeto Alma Nua é fruto da parceria entre a artista plástica Karla Bratfisch e a fotógrafa Silvia Maria

O desejo de espalhar a arte em suas mais variadas formas, como a pintura e a fotografia, foi o que moveu a artista plástica Karla Bratfisch e a fotógrafa Silvia Maria a desenvolverem o projeto Alma Nua. As obras da artista plástica saíram das telas e ganharam o movimento em corpos livres. As cores vivas, uma característica marcante de seu trabalho, saltaram rumo a um mergulho de liberdade, submergindo em poesia corpórea. As 12 diferentes pinturas foram elaboradas nos corpos de 12 modelos voluntários e registradas em fotografias, transformando-se em quadros emoldurados pelo olhar da fotógrafa Silvia Maria. O resultado de quase um ano de trabalho pode ser conferido a partir do próximo dia 31 de janeiro, na Galeria Sede, em Campinas/SP, com vernissage a partir das 19h.

Segundo as autoras, o projeto cultural desdobra-se como um convite à liberdade dos movimentos e à imersão em nosso colorido mais íntimo, aquele que só aparece quando a alma se desnuda. “Quisemos marcar literalmente a arte na pele, incitar a liberdade, despertar o desejo das pessoas de ser o que quisessem, nem que fosse por alguns momentos. Cada pincelada ou cada clique exigiu uma verdadeira entrega de todos os envolvidos. Nossos modelos sentiram a experiência única de ser uma tela, de ser cor, de ser arte, de ser outro. Foi incrível trabalhar com essas pessoas, pois elas realmente se entregaram de corpo e alma à proposta, despindo-se de seus pudores e confiando no nosso trabalho”, afirmam Karla e Sílvia.

As autoras

Karla Bratfisch nasceu em Campinas/SP, em 1992. Desde muito cedo, demonstrou o seu interesse pelo mundo das artes e das cores. Inicialmente, seu contato foi por meio de aulas em ateliês particulares, posteriormente aperfeiçoado por suas vivências artísticas. A artista dedicou-se a cursos de Artes Visuais (Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo), Artes Plásticas (Escola Pan Americana, em São Paulo) e Design de Interiores (Instituto Pró Arte, de Campinas). Aos 21 anos, sendo quatro de carreira, a artista já desenvolveu dez coleções, produziu mais de 100 telas e participou de mais de 70 exposições no Brasil e no exterior, em países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Suíça e Portugal . Mais em www.karlabratfisch.com.br.

Silvia Maria nasceu em Itatiba/SP, em 1985. Após passar a infância e a adolescência fugindo das câmeras, descobriu, aos 19 anos, que gostava mesmo era de ficar por trás delas. Aos 20, realizou o seu primeiro ensaio fotográfico, mostrando a rotina de idosos em um asilo da cidade Itatiba e, aos 21, foi co-autora do livro fotográfico Raízes da Cultura do Nosso Povo, que retrata manifestações folclóricas de diversas regiões do país. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Campinas, em 2007, e em Fotografia pela escola Pró-Arte, de Campinas, em 2008. Mais em www.silviamariafotografia.com.br.

Serviço

Exposição Alma Nua, de Karla Bratfisch e Silvia Maria
Local: Galeria Sede – Rua Sampaio Peixoto, 368, Cambuí, Campinas SP Período: de 31 de Janeiro a 28 de Fevereiro
Horário do vernissage: 19h às 23h30
Horário de funcionamento da galeria: de seg a sexta das 9h às 17h
Contato: (19) 3291-4426 – (11) 4894-8001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...