segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Primeiro Campeonato de Sommelier de Cervejas do Brasil


Competição acontece entre os dias 08 e 09 de março

O mercado de cervejas especiais está se expandindo em ritmo acelerado nos últimos anos. E o espaço para crescimento ainda é grande quando comparado a mercados desenvolvidos.  O brasileiro aprendeu novas formas de consumir cervejas e com ele o interesse por conhecer histórias, métodos e rótulos têm ajudado a impulsionar este mercado. Junta-se a isso, o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e a procura por novas experiência de consumo.

Seguindo essa tendência, a ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) e o Instituto da Cerveja Brasil, promovem entre os dias 08 e 09 de março, o 1o Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja do Brasil. O evento será liderado pelo presidente da ABS-SP, Mario Telles Jr. e pelos diretores do Instituto da Cerveja Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, e tem como objetivo contribuir para o reconhecimento e disseminação da profissão de Sommelier de Cervejas no Brasil.

Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos e ter certificado de Sommelier de Cervejas em qualquer instituição, de dentro ou fora do país. Ao todo, serão aceitas 150 inscrições para a competição que será dividida em três etapas: prova de múltipla escolha e prática de identificação de estilos de cervejas, que apresentam caráter eliminatório, seguidas pela final composta por prova de degustação e prova de serviço com caráter classificatório.

Dois dos principais e mais renomados Mestres Cervejeiros do mundo compõem a comissão julgadora: Garrett Oliver e Martin Zuber, das cervejarias Brooklyn e Paulaner, respectivamente. A presença dessas importantes personalidades evidencia o olhar mundial sobre o crescimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. Além deles, o júri contará com a participação de nomes importantes do mercado cervejeiro do Brasil, como do ex-proprietário da Cervejaria Eisenbahn, Juliano Mendes, o sócio do Aconchego Carioca SP Edu Passarelli, o mestre cervejeiro e consultor Paulo Schiavetto, o diretor executivo e de cursos da ABS-SP Arthur Azevedo e o burgomestre Sady Homrich.

Para os idealizadores do Campeonato, “este evento é a consolidação de um trabalho que começou em agosto de 2010, quando fizemos o primeiro curso de Sommelier de Cervejas do Brasil. É uma grande oportunidade para darmos visibilidade a esta nova profissão cada vez mais requisitada no mercado,” afirmam entusiasmados.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail abs-sp@abs-sp.com.br até o preenchimento dos primeiros 150 inscritos, mediante certificado de formação de Sommelier de Cervejas e o pagamento de uma taxa de R$ 70,00. O prêmio especial concedido ao Sommelier campeão será uma viagem de cinco dias aos Estados Unidos para conhecer todo o universo que envolve a Cervejaria Brooklyn.

O evento é patrocinado pela Beer Maniacs, Casa Flora e Interfood. Conta também com o apoio da Belgalux – Câmara de Comercio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira no Brasil.

Link direto para inscrição



Nenhum comentário:

Postar um comentário