5 de fevereiro de 2014

Bom Retiro mostra sua cara nos muros da Oficina Cultural Oswald de Andrade


Inside Out estampa os muros do bairro com retratos gigantes de moradores 

No dia 15 fevereiro, os muros da Oficina Cultural Oswald de Andrade, serão moldura para o Inside Out Bom Retiro – projeto que irá mostrar um Bom Retiro que costuma passar despercebido pelas pessoas que transitam pelo bairro. O projeto busca compreender o bairro paulistano a partir de 150 retratos que serão colados por voluntários nos muros da região. A ação acontece entre 11 e 15 de fevereiro.

Criado pelo artista francês JR em 2011, o Inside Out é um projeto fotográfico colaborativo que pretende desenvolver uma cartografia mundial através de retratos. Desenvolvida em 108 países, da França ao Nepal, a ação é financiada pelo prêmio TED, que JR recebeu em 2011, na Califórnia, nos Estados Unidos. No bairro paulistano o projeto acontece em parceria com o fotografo argentino Pablo Saborido e com apoio Casa do Povo.

Dialogando com associações do bairro, como a Câmara dos Lojistas do Bom Retiro e grupos da comunidade coreana, o projeto “teceu” uma rede onde cada pessoa retratada indicou a próxima. Os retratos tirados foram impressos e serão fixados com a ajuda dos escoteiros do Hashomer Hatzaïr e de voluntários (que podem manifestar interesse e tirar dúvidas através do e-mail casadopovoxxi@gmail.com).

A intervenção terá início no dia 11 de fevereiro na Casa do Povo. No dia 12, 13 e 14, será a vez dos muros da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, do Instituo Dom Bosco (Praça Coronel Fernando Prestes, 233) e da Casa Dom Gastão (R. Prates, 263), respectivamente. Na Galeria Comercial do Bom Retiro (Rua José Paulino, 226) a data para a colagem ainda está para ser definida.

E, por fim, no dia 15, além do evento aberto com todos os parceiros na Casa do Povo, ocorrerá a intervenção nos muros da Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre 14h e 18h.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade é uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, que são gerenciadas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Serviço

Inside Out Bom Retiro
Realização: Casa do Povo
Fotógrafo: Pablo Saborido
Produção dos cartazes: JR Studios
Período de colagem: 11 a 15 de fevereiro
Locais de colagem: Oficina Oswald de Andrade, Escola Dom Bosco, Casa Dom Gastão, galeria comercial Bom Retiro e fachada da Casa do Povo.
Participe enviando um e-mail para: casadopovoxxi@gmail.com

Casa do Povo
Rua - Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo
Telefone: (11) 3227-4015

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Twitter: @OficinaCultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...