21 de fevereiro de 2014

Fundação Ema Klabin abre temporada de shows


Em  março se apresentam Dona Inah, Toninho Ferragutti e Quinteto e Rodrigo “Digão”Braz

A temporada musical na Fundação Ema Klabin retorna nesse mês de março com as séries Música do Mundo, Tardes Musicais, Nova Música e Aula de Mestres. Estão previstos para o primeiro semestre dezesseis espetáculos gratuitos de alto nível artístico, para os mais variados gostos. Os shows acontecem sempre aos sábados, às 16:30. Antes das apresentações, o público pode aproveitar para conhecer a casa e a coleção, das 14h às 16h30, com entrada também gratuita.

No programa Música do Mundo o público poderá conferir a riqueza das sonoridades brasileiras com Rodrigo “Digão” Braz, que abre a série no dia 8 de março com o espetáculo “Carnavais do Brasil”. Em abril, a música caipira de raiz ganha destaque com o grupo Flores Sertanejas e, em maio, o Movimento Armorial (liderado pelo escritor Ariano Suassuna nos anos 70) será lembrado pelo Quarteto Pererê. Na época das festas juninas, o grupo de música regional Cia. Cabelo de Maria finaliza o semestre com o show “São João do Carneirinho”.

O Programa Tardes Musicais vai homenagear as mulheres na música.  A grande representante do samba paulista, Dona Inah, vencedora em 2005 do Prêmio Tim da Música Brasileira, abre a série no dia 29 de março apresentando seu novo trabalho, Fonte de Emoção. Em abril, o grupo Fogueira das Rosas, formado por integrantes do Mawaca, vão esbanjar talento em um duo de voz e percussão com o espetáculo Os Cantares das Mulheres no Mundo. Em maio, o grupo Vozes Bugras do Brasil irá apresentar o espetáculo Mulheres e mitos femininos da nossa cultura. Dani Mattos & Toque de Bambas finalizam a série com a Época de Ouro da Rádio: Uma Visão Feminina.

O Programa Nova Música apresentará novos e consagrados artistas e destaques da música instrumental independente. Subirão ao palco da Fundação: Toninho Ferragutti e Quinteto, Daniel Murray e Luca Luciano (participação especial de Ji Yon Shim) e Jonathan Silva e Barrocó.

O público ainda poderá ampliar seu conhecimento musical com a série Aula de Mestres, na qual, mensalmente, são convidados renomados músicos e pesquisadores para falar de diferentes temas do universo musical.  Os temas acompanham a série Música do Mundo e, nesse semestre, é possível conhecer a tradição do carnaval, sua história e sua música com Rodrigo Digão Braz; desvendar a música sertaneja e caipira com o grupo Flores Sertanejas, refletir sobre o Movimento Armorial com Francisco Andrade e sobre o regionalismo da música das Festas de São João e do ciclo junino com o cientista social, Marcelo Manzatti.

Tudo isso em um cenário deslumbrante, uma casa-museu de 900 m², inspirada nos pavilhões palacianos europeus com mais de 1500 obras de grandes mestres da pintura mundial como Marc Chagall, Frans Post, Mestre Valentim, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros, além de um jardim projetado por Burle Marx.

A programação tem apoio cultural do ProAC, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e da manufatura de pianos, Fritz Dobbert.

Serviço

 Shows Musicais – sábados – às 16h30

·         Nova Música

15/03 – Toninho Ferragutti e Quinteto

05/04 – Daniel Murray, Luca Luciano e Ji Yon Shim

10/05 – Jonathan Silva | Precisa-se de um compositor com experiência

07/06 – Barrocó

·         Música do Mundo 

08/03 – Rodrigo “Digão” Braz | Carnavais do Brasil

12/04 – Flores Sertanejas | A Música Caipira do Sudeste e Centro-Oeste Paulista

24/05 – Quarteto Pererê | Tocata Armorial

14/06 – Cia. Cabelo de Maria | São João do Carneirinho

·         Tardes Musicais – As Mulheres na Música

29/03 – Dona Inah | Fonte de Emoção

26/04 – Fogueira das Rosas | Os Cantares das Mulheres no Mundo

31/05 – Vozes Bugras do Brasil | Mulheres e mitos femininos da nossa cultura.

26/07 – Dani Mattos & Toque de Bambas | Época de Ouro da Rádio: Uma Visão Feminina

Aula de Mestres – às 19h30

·           Aula de Mestres

13/03 – Rodrigo “Digão” Braz | Carnaval, um mundo muito além dos cinco dias de festa

16/04 – Flores Sertanejas | ALMA SERTANEJA E A MÚSICA CAIPIRA – Do Passado ao Presente

29/05 – Francisco Andrade | | “De Revoada à Zabumba Lanceada: A Música do Quinteto Armorial nos anos 1970 – 1980”

16/06 – Marcelo Manzatti | “O Ciclo Junino”

Horários:  Shows: 16h30 - Aula de Mestres: 19h30

Entrada Gratuita

Lotação show: 180 pessoas

Lotação Aula de Mestres: 40 pessoas

Indicação: Livre

Aos sábados de show, visitação gratuita ao Museu, a partir das 14h.

Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo | 01446-020

Fone: 11 3062-5245     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...