quinta-feira, 20 de março de 2014

Bachiana Filarmônica SESI-SP abre Temporada 2014 de Concertos


Concerto marca a estreia mundial de obra da compositora brasileira Tatiana Catanzaro

A Bachiana Filarmônica SESI-SP abre sua Temporada de Concertos na Sala São Paulo na terça-feira, dia 25 de março, às 21h. Neste concerto de abertura, haverá a audição mundial da obra concertante para clarineta e orquestra, de Tatiana Catanzaro, compositora brasileira residente em Paris, com solo do clarinetista brasileiro Leirson Maciel.

Sob a regência de João Carlos Martins, a pianista taiwanesa Ling-Ju Lai interpreta o “Concerto para Piano e Orquestra em Ré Menor BWV 1052”, de Bach. Grande referência chinesa nos EUA, a pianista tem recebido críticas favoráveis por sua criativa interpretação, principalmente da obra de Johann Sebastian Bach.

Para encerrar o concerto, a orquestra interpreta a “Sinfonia nº 4, opus 90, ´Italiana’”, de Mendelssohn.  A Temporada 2014 de Concertos da Bachiana Filarmônica SESI-SP celebra os dez anos da orquestra e conta com apresentações com grandes solistas internacionais e cinco obras concertantes brasileiras em estreia mundial. Serão sete concertos de março a dezembro na Sala São Paulo.

João Carlos Martins
Símbolo de superação e talento, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano aos oito anos, e três anos depois começava a carreira no Brasil. Aos dezoito, já estava tocando no exterior. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Por problemas físicos, abandonou os palcos como pianista no ano de 2002, mas não deixou a música de lado e retornou aos palcos em 2004 como maestro. Hoje, aos 73 anos, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, já lançou 25 álbuns, escreveu um livro emocionante sobre sua vida, intitulado “A Saga das Mãos”, é o único brasileiro a ter sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, conta com um registro fotobiográfico, lançado na ONU, e retoma sua carreira como pianista profissional.

Bachiana SESI-SP
Quando João Carlos iniciou o projeto de criar uma orquestra apenas com a iniciativa privada, muitos duvidaram, mas já são mais de mil apresentações nos principais teatros do Brasil e do mundo. A qualidade dos músicos da Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido muito elogiada. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. A orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após cinco temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala - duas no Carnegie Hall, em 2007 e 2008, e três no Lincoln Center, em 2009, 2010 e 2011.

Ling-Ju Lai
Formada em piano e cravo pela Universidade de Michigan e pela The Eastman School of Music, a chinesa de Taiwan já recebeu críticas favoráveis de sua criativa interpretação da música barroca, especialmente a música de Johann Sebastian Bach. Como solista, já se apresentou em aclamados festivais como os da Royal Academy of Music (Londres), Gewandhaus e The Bach Festival (ambos em Leipzig) e The National Theatre (Taiwan), entre outros. Ela foi chamada de “estrela em ascensão” pelas duas mais prestigiosas organizações de Taiwan – The National Taiwan Concert Hall e The National Taiwan Symphony Orchestra. 

Repertório

Parte 1
Encomenda Bachiana (Estreia Mundial)
Tatiana Catanzaro: obra concertante para clarineta e orquestra
Solista: Leirson Maciel
J.S.Bach: concerto para piano e orquestra em ré menor BWV 1052
Solista: Ling-Ju Lai (grande referência da China nos EUA)

Parte 2
F.Mendelssohn: Sinfonia nº4, opus 90, "Italiana” – 30’

SERVIÇO:
Bachiana Filarmônica SESI-SP na Sala São Paulo
Regência: João Carlos Martins
Solistas: Leirson Maciel e Ling-Ju Lai
Dia: terça-feira, dia 25 de março
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Santa Cecília, São Paulo
Horário: 21h
Ingressos: R$ 25 a R$ 50
Duração: 90 minutos
Pontos de venda: bilheteria da Sala São Paulo (tel. 11 3223-3966, pelo site www.ingressorapido.com.br e pelo telefone 4003-1212

Nenhum comentário:

Postar um comentário