quarta-feira, 26 de março de 2014

"Espheropeia, Instalação de Gilberto Salvador, será inaugurada no Parque da Juventude


Entrega oficial será no sábado, 29 de março, às 11h

Mais de vinte depois, o solo que abrigou o temido Pavilhão 9, da antiga Penitenciária do Carandiru, em São Paulo, palco de um dos maiores massacres da história prisional brasileira, ganha um marco em homenagem à vida. Espheropeia, uma instalação de Gilberto Salvador feita em fibra de carbono, com 3 m de diâmetro x 5 m de largura x 8 m de comprimento, será inaugurada oficialmente no sábado, 29 de março, às 11h, no Parque da Juventude.

Representação da vida que sempre se renova, Espheropeia tem a forma de um animal  pré-histórico com cinco tentáculos, que vomita 10 toneladas de granito.  "Um ' Animal' devolve à Terra elementos minerais em forma de pedras brutas, o que nos leva  a pensar na movimento de renovação da vida, onde elementos que já foram, voltam a ser", diz o artista.   

A escolha do local se deu em função do seu histórico: um presídio, destruído por conta de um massacre que levou à morte mais de uma centena de detentos após invasão da Polícia no Pavilhão 9. "É nosso compromisso valorizar a vida, independentemente das questões em julgamento. Portanto, esta escolha tem um caráter eminentemente ideológico", afirma Gilberto Salvador.

A obra é fruto de um pensamento que vem se desenvolvendo ao longo de quase cinco décadas da trajetória do artista: "Eu venho refletindo a questão da vida nos últimos 48 anos, através de variados suportes, formas plásticas e linguagens. Penso que é um compromisso ideológico, talvez romântico, de achar que, em algum momento, o artista possa dar alguma contribuição no pensamento da vida e de sua valorização".

Esta é a terceira obra de arte que Gilberto Salvador entrega à população, em área livre, na cidade de São Paulo: a escultura "Voo de Xangô" destaca a paisagem da estação Jardim São Paulo do metrô paulista desde 1999 e "Zíper de Concha" integra os jardins da Pinacoteca Brasileira desde 2012.

Espheropeia tem patrocínio da Companhia Energética de São Paulo (CESP), com apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado do Meio-Ambiente e Fundação Gilberto Salvador.

Serviço

"Espheropeia" - inauguração oficial

Dia: 29 de março de 2014
Horário: 11 h
Local: Parque da Juventude, sobre o local onde funcionou o antigo Pavilhão 9
Endereço: Avenida Cruzeira do Sul, 2630, Carandiru, SP
Telefone: (11) 2251-2706

Nenhum comentário:

Postar um comentário