quarta-feira, 26 de março de 2014

Sesc São Paulo é a curadoria da programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


CBL confirmou a presença de dois autores internacionais e a realização do 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um dos maiores acontecimentos do livro na América Latina e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do Brasil.

Comprometido com o incentivo à leitura, com o acesso aos bens culturais e ao lazer, o Sesc-SP aceitou o convite e imprime a marca de seu trabalho, difundindo os valores que norteiam a Instituição. Para compor a programação cultural, a CBL aproximou o Sesc das editoras que participarão da Bienal, para que haja uma total sintonia com as novidades do mercado editorial brasileiro. Uma extensa programação de eventos preparados pela CBL e pelo Sesc-SP, está sendo programada para os seguintes espaços:

O Salão de Ideias contemplará discussões atuais e de amplo interesse, a partir das seguintes frentes: políticas culturais voltadas ao livro e à leitura, educação, tecnologias aplicadas à educação, leitura e aprendizagem, mercado editorial, cultura e literatura brasileiras, política, desenvolvimento econômico e social, artes e cultura. O Espaço Imaginário abrigará área destinada a exposição, atividades lúdicas, oficinas, contação de histórias, interação com conteúdos digitais, entre outras atividades. Com foco no público em idade escolar, as atividades serão especialmente preparadas para tratar de temas como leitura, tecnologia e educação.  O Espaço Artístico realizará programação composta por atividades das áreas de música, teatro, cinema, entre outras linguagens artísticas, contemplando diferentes faixas etárias, levando à Bienal a diversidade da ação programática realizada pelo Sesc SP. Duas unidades de bibliotecas volantes do programa BiblioSesc irão compor espaços com empréstimo de livros para consulta local, realização de atividades ligadas ao livro e à leitura e conversas com educadores.

A Escola do Livro oferecerá um calendário de cursos para os profissionais que desenvolvem suas atividades no setor do livro - editores, livreiros, distribuidores, além da abordar temas como livro digital, novas tecnologias de conteúdo e formação de professores e bibliotecários, que são os principais mediadores de leitura. Cozinhando com Palavras, com a curadoria do chef André Boccato, é um espaço dedicado ao setor de livros de gastronomia, onde são desenvolvidas programações que unem comida, literatura e cultura. Trata-se de uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau, que já foi realizada, com sucesso, nas duas últimas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2010 e 2012), e na Feira do Livro de Frankfurt em 2013. 

Presenças internacionais confirmadas para a 23ª Bienal

Harlan Coben, premiado autor norte-americano, mestre dos romances de mistério e número 1 na lista de mais vendidos do jornal The New York Times, aceitou o convite da Câmara Brasileira do Livro e fará parte da programação cultural do evento no dia 23/8. Cassandra Clare, autora da saga Os Instrumentos Mortais, também convidada pela CBL, confirmou presença na Bienal e participará do evento no primeiro final de semana.

Itaú Cultural, Samsung e Mineração Jundu são patrocinadores da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Para uma instituição como o Itaú Cultural é uma ação importante ser parceiro da Bienal Internacional do Livro, pois significa participar da trajetória de um dos maiores eventos culturais do país, com grande movimentação de escritores, intelectuais, público de todas as idades e com tradição no calendário cultural da cidade de São Paulo e de importância internacional.

A Samsung entende a enorme importância da leitura na educação, na cultura e no entretenimento - e sabe que a formação de leitores é vital para o desenvolvimento do país. Assim, torna-se muito natural o apoio da empresa ao maior evento literário do Brasil. Já para a Mineração Jundu, patrocinar a Bienal do Livro é atingir um nível relevante de contribuição para a formação cultural, educacional e intelectual da sociedade.

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital antecede a 23ª Bienal Internacional do Livro

Conteúdo em Convergência é o tema desta edição do Congresso Internacional CBL do Livro Digital, que será realizado dias 21 e 22 de agosto, no Auditório Elis Regina, localizado ao lado do Pavilhão do Parque Anhembi. Serão abordados temas como: "Burning the Page"- Revolução dos livros digitais e o futuro da leitura, Em busca de um modelo para as livrarias independentes no universo digital, Acessibilidade 3.0,  O papel das bibliotecas no mundo digital e Direitos autorais e conteúdo digital no contexto brasileiro. Para complementar o conteúdo, serão apresentados cases de sucesso, enviados por empresas já atuantes no mercado além da palestra do trabalho Científico escolhido como vencedor entre os selecionados. Trata-se da premiação criada pela Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Trabalhos Científicos completa seu quarto ano consecutivo e renova sua parceria com a FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da USP). Sob a coordenação do Professor Cesar Alexandre de Souza, o prêmio oferecerá aos três primeiros colocados premiação em dinheiro, além da possibilidade, dependendo do tema do Trabalho, de receber uma avaliação em fast track para publicação REGE - Revista de Gestão da USP.

Serviço

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 22 a 31 de Agosto de 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi                        
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
02012-021 São Paulo - SP

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
21 e 22 de agosto
Auditório Elis Regina Palácio das Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana
02012-021 São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário