terça-feira, 18 de março de 2014

Tierra Hotels tem novidades no Atacama e na Patagônia


Atrações incluem escaladas de vulcões, terapias alternativas, excursões noturnas no deserto e safári fotográfico

A rede Tierra Hotels inicia o ano com uma série de novidades em seus hotéis boutique na Patagônia e no deserto do Atacama. Entre as principais, além do tradicional conforto e da qualidade premium nos serviços e no atendimento, estão safáris fotográficos, roteiros de imersão cultural, escaladas de vulcões e sessões de uma técnica local de massagem ancestral, a Chuak’a.

No Tierra Atacama, um dos destaques é a escalada de vulcões. Há duas opções, com tempos de duração diferentes. A subida do Láscar leva de 9 a 11 horas. A do Toco, de onde se avista a bela Laguna Blanca em território boliviano, consome de 5 a 7 horas. Ambas são consideradas difíceis, requerem aclimatação e algumas caminhadas prévias para evitar problemas como o mal de altitude. Mas a paisagem e o desafio compensam o esforço.

Para o período da Copa do Mundo no Brasil, o hotel tem também um pacote desenhado especialmente para mulheres que queiram fugir da algazarra dos jogos e desfrutar o silêncio sob o céu estrelado do Atacama, bebendo espumante em uma jacuzzi, com vista para o vulcão Licancabur – válido para estadas acima de três noites com preços especiais.

Para quem gosta de observar o céu e mergulhar na cultura local, o Tierra Atacama oferece ainda duas opções imperdíveis nesta temporada. A primeira é uma atividade especial em noites de lua cheia, com as opções de trekking noturno para ver as sombras da lua no deserto ou um passeio de carro até mirantes do Vale da Lua, onde é possível tirar fotografias. A segunda é um tour pela rústica vila de San Pedro de Atacama, com dicas especiais de lugares a visitar, como a histórica igreja de teto de madeira de cactos e lojas de artesanato, além de uma parada para um coquetel em restaurantes locais.

Quem quer aproveitar ao máximo o Chile pode ainda combinar a estada no Tierra Atacama com uma parada em Santiago. O transporte ficou mais fácil desde que a companhia Sky começou a oferecer um voo diário entre São Paulo e Santiago, que a LAN aumentou para 17 a frequência diária de voos entre Santiago e Calama, o aeroporto mais próximo a San Pedro de Atacama, e que a Aviasur lançou voos em jatos privativos entre as duas cidades.

Além disso, nos pacotes promocionais do Tierra Atacama válidos até o final de março estão incluídas uma estada grátis no Ritz-Carlton Santiago e visita ao hotel La Casoña, da Viña Matetic, uma vinícola no estilo colonial característico dos campos chilenos que organiza degustações e caminhadas pelos vinhedos. Outra possibilidade é descobrir o lado boutique design do Chile com um roteiro que combina o Tierra Atacama com o Lastarría Boutique Hotel, localizado no atual bairro da moda da capital chilena.

Já no Tierra Patagonia, aberto entre 1º de setembro e 30 de abril de cada ano, a próxima temporada terá como grande destaque uma imersão na cultura local, com excursões a uma icônica estância pecuarista. Com mais de 100 anos de história, a Cerro Guido mantém o estilo de vida dos primeiros habitantes da região. Em suas casas, hoje restauradas, e em uma pequena vila agregada vivem cerca de 40 pessoas, responsáveis por manter em funcionamento galpões de tosquia de ovelhas, instalações para gado de corte, uma escola rural, polícia e corpo de bombeiros. Durante o passeio, os hóspedes têm a oportunidade de experimentar a autêntica vida patagônica e manter contato com as tarefas diárias dos funcionários do rancho, como o adestramento de cavalos e o pastoreio de ovelhas com cães. É possível ainda a visita a sítios arqueológicos como o cemitério indígena “Chenque”.

Os hóspedes ainda poderão fazer um safári fotográfico de seis dias em Torres del Paine. Com o parque nacional em seu jardim, o hotel elaborou um roteiro que inclui bosques milenares, icebergs gigantes e o pampa patagônico, e passa pelos lagos Azul, Pehoé, Grey e Nordenskjold e a Estância Lazo.

No caminho, podem ser vistas aves como o Condor e outros animais locais, como raposa, guanaco e puma. O toque de sofisticação no passeio é a companhia de Pia Vergara, que há anos fotografa a região e municia os visitantes com dicas sobre como e onde captar as mais belas imagens.

O eventual cansaço pode ser combatido, na volta ao hotel, com uma relaxante sessão de outra novidade no cardápio, a Chuak’a, técnica milenar de massagem profunda e integral. De inspiração asiática, é feita com os dedos, punhos e cotovelos e um pequeno instrumento de madeira para relaxar os músculos, e possui função tripla: relaxa a musculatura, energiza os tecidos e drena toxinas acumuladas nos gânglios, posteriormente eliminadas pelo corpo.

Para completar as ofertas de 2014, a rede Tierra Hotels lançou um programa de Bem-Estar e Spa, válido para ambos os hotéis, sendo de 1º de abril a 30 de setembro no Tierra Atacama e de 1º de setembro a 30 de outubro no Tierra Patagonia. A ideia é que cada hóspede aproveite quatro dias para recarregar as energias e a vitalidade, com direito a três aulas de ioga, um aperitivo preparado especialmente para o pôr do sol da última noite e ainda uma massagem relaxante de 30 minutos com essências aromáticas no UMA Spa.

Mais informações podem ser obtidas em www.tierrahotels.com, telefone 0800.8918522 (Brasil) ou com os principais operadores e agências de turismo.

Um comentário: