terça-feira, 22 de abril de 2014

Cidade com 5 mil habitantes na região de Marche na Itália recebe o ARCEVIA JAZZ FEST


Evento é um dos principais festivais na Europa para estudantes de música

Localizada na região montanhosa de Marche, Província de Ancona, na Itália, Arcevia, é uma cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, muito conhecida por ainda manter diversos castelos medievais para visitação. Fundada entre o final do século VIII e início do século IX, a cidade preserva suas construções e é rodeada por sítios arqueológicos. No entanto, além desse cenário tão interessante para o turismo, desde 1999, a região tem atraído um público de estudantes de música do mundo todo para um dos mais importantes eventos na Itália sobre educação musical, o Arcevia Jazz Fest, que neste ano acontecerá entre os dias 27 de julho e 3 de agosto.

Sem limite para idade, o evento reúne professores de países como EUA, Alemanha, Eslováquia, África do Sul, Noruega, Inglaterra, Suiça, Espanha, França e Brasil para que cada um traga sua vivência musical, suas referências e não só apresentem aos alunos como também incentivem a troca de conhecimento entre os participantes de diversas partes do mundo. Durante uma semana, são ministradas aulas de todos os instrumentos, além de cursos de harmonia, prática de banda, improvisação, técnica vocal, oficinas, laboratórios e até mesmo treinamentos para simplesmente aprender a apreciar a música. São 9 horas de aulas todos os dias (com intervalos para almoço e jantar) e à noite acontecem jam sessions pelas ruas ou espaços culturais da cidade.

Como em todos os anos, através de uma parceria entre o Festival e a South African College of Music, dois alunos serão premiados com cursos de jazz com duração de duas semanas na África do Sul, em Cape Town. A novidade de 2014 é que outros dois alunos também serão premiados com bolsas para um curso de uma semana na Columbia College, em Chicago, universidade que trará para o Festival seu Coordenador de Estudos de Jazz e professor titular, Scott Hall.

Valor: o pacote do curso mais hospedagem e alimentação (almoço e jantar) oferecidos pelo Festival custará ao bolso do aluno cerca de 500 Euros (sem passagem aérea). As refeições são saudáveis, feitas com produtos orgânicos e vinhos locais. As acomodações podem ser em hotéis, bed and breakfest, casas de campo ou casas com quartos para hóspedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário