quarta-feira, 2 de abril de 2014

Exposição reúne 17 obras da fotógrafa Bel Pedrosa


“NO CHÃO” ACONTECE NA na DOC Galeria até 25 de abril

NO CHÃO - uma partitura no asfalto é o novo projeto que será exposto na DOC Galeria, de 2 a 25 de abril. A mostra, de autoria da fotógrafa Bel Pedrosa, reúne 17 trabalhos – em impressão fine art – que misturam elementos de pop art e geometria reconfigurada numa nova linguagem de signos e traços. São construções e colagens de fotos da sinalização de trânsito no asfalto de várias cidades. Tudo começou com um quebra-molas em Santiago do Chile e depois disso passou pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Nas obras, Bel Pedrosa fotografa decompondo a sinalização. A partir desse material, a artista as recompõe com intuito de produzir paisagens urbanas. Ciclovia, faixa de pedestre, pista exclusiva de ônibus e aviso de fiscalização eletrônica são elementos presentes, mesmo que não identificáveis. As imagens são agrupadas de acordo com a cor, a cidade e o bairro. O resultado são trabalhos geométricos e abstratos, com um quê de concretista e pop. A arte concreta e sobretudo o convívio com artistas neoconcretistas desde a sua infância marcaram a sensibilidade e afinaram o olhar de Bel Pedrosa para o geometrismo sensível. A exposição é uma coprodução com a galeria Briographica, de Mônica Vendramini e Janaína Torres.

“O trabalho exposto é uma convergência de diversos elementos contemporâneos. Bel Pedrosa tem uma formação como fotojornalista e com o passar do tempo experimentou as artes visuais. As imagens são capturadas nas ruas e transformadas em novas paisagens geométricas e abstratas. Bel cria um diálogo da fotografia com a poesia concreta a partir de um processo visual e de uma narrativa intuitiva”, comentam Fernando Costa Netto e Mônica Maia, sócios da DOC Galeria.

Sobre Bel Pedrosa - Rio de Janeiro, 1962

Começou a fotografar nos anos 80. Foi assistente de Carlos Freire e fez estágio no famoso laboratório Publi’Mod Photo, em Paris. No fim dos anos 80, morando em São Paulo, trabalhou como repórter fotográfica no jornal Folha de S. Paulo até 1995, quando resolveu ser fotógrafa independente e se mudou para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje.

Trabalha para vários jornais e revistas brasileiros (Valor Econômico, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, IstoÉ, Época, Carta Capital entre outros) e estrangeiros (El País, Le Monde, Liberation, The New York Times, Art Presse, Village Voice, Studio Voice, entre outros). Participou de mais de 20 exposições coletivas no Brasil, na  Europa e na América Latina. Realizou cinco individuais no Rio de Janeiro, Angola e Equador, além de fazer parte da Coleção Masp-Pirelli (2006) e ter fotos em diversas coleções particulares em diversos países.

Serviço

DOC Galeria apresenta: NO CHÃO - uma partitura no asfalto

Fotógrafa: Bel Pedrosa

Visitação: 2/4 a 25/4

Horário: de segunda a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 19h

Local: DOC Galeria - rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo 

Informações: (11) 3938-0130


Nenhum comentário:

Postar um comentário