terça-feira, 29 de abril de 2014

Museu da Casa Brasileira terá entrada gratuita


A partir de 3 de maio em todos os sábados, domingos e feriados

A partir do mês de maio, os museus paulistas ligados à Secretaria de Estado da Cultura, como o Museu da Casa Brasileira, terão gratuidade aos sábados. O MCB continuará a oferecer entrada franca também aos domingos, feriados e aberturas noturnas, contribuindo para a democratização cultural e para a apropriação, por parte do público, do espaço museológico.

"Ficamos muito felizes em anunciar a nova política de gratuidade aos sábados nos 18 museus do Governo do Estado de São Paulo", afirma o Secretário de Estado da Cultura Marcelo Mattos Araújo. "Esperamos que a medida crie um hábito no calendário cultural paulista, facilitando ainda mais o acesso da população a programações artísticas culturais de altíssima qualidade". Em São Paulo, fazem parte desta programação a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca, Estação Pinacoteca e MIS (que terá gratuidade nas exposições do térreo e do acervo).

A ação, com prazo indeterminado, tem início justamente no mês em que é comemorada a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus. Em virtude do evento, e como parte do programa "Museu MeUeSEU: de todo mundo", da Secretaria de Estado da Cultura, o MCB programou oficinas educativas em todos os sábados de maio. Cada final de semana terá uma atividade diferente, com visitas em parceria com a Fundação Ema Klabin em três datas, além de edições do programa educativo Uma Tarde no Museu.

Nos dias 15, 17 e 18 de maio às 14h, o MCB e a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin convidam o público para visitas em parceria nas duas instituições. A atividade, que vai de encontro ao tema da Semana Nacional de Museu 2014 - "Museus: as coleções criam conexões" -, tem como objetivo discutir questões relativas à imigração na cidade de São Paulo e aspectos históricos do bairro, por meio da trajetória e do acervo dos proprietários originais dos imóveis que hoje abrigam a fundação e o museu. Vagas limitadas.

Inscrições gratuitas - Fundação Ema Klabin: (11) 3062 5245. Informações: (11) 3032 2499 - agendamento@mcb.org.br

Já nos sábados 3, 10, 24 e 31 de maio, às 14h30, as oficinas educativas do MCB, voltada às famílias e ao público em geral, trazem jogos desenvolvidos pelo núcleo de educadores da instituição que tratam sobre os usos e costumes da casa brasileira, arquitetura, design e conteúdos correlatos: Tabu (3/5); Metrópole (10/5); Museu em Ação (24/5); e uma versão adaptada do jogo Sudoku para o Jardim do Solar (31/5). Nos mesmos dias, às 10h30, o MCB promove oficinas de fabricação de pipas inspiradas pela mostra Marcas Registradas, em cartaz no museu. O material necessário será fornecido pelo museu: varetas, cola e os papeis coloridos com formas geométricas que lembram as combinações propostas na exposição. As vagas são limitadas (inscrições gratuitas pelo telefone (11) 3032.2499 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br).

No final de semana de 17 e 18 de maio, o museu realiza mais uma edição de sua Virada Cultural, com atrações para toda a família. Além das exposições em cartaz, o destaque está na programação "ViradaSlow", que reúne shows, apresentação de filmes no jardim do museu e oficinas. O restaurante Santinho funcionará em horário estendido na Virada, com cardápio especial. Confira a programação completa no site www.mcb.org.br.

Além disso, o público terá acesso às exposições em cartaz (descritas abaixo) e continuará assistindo gratuitamente às apresentações musicais dominicais do projeto Música no MCB.

Serviço

Entrada gratuita

Sempre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Data: A partir do primeiro sábado de maio

Programações especiais de maio:

Visitas em Parceria - MCB e Fundação Ema Klabin

15, 17 e 18 de maio às 14h - Gratuito

Inscrições gratuitas - Fundação Ema Klabin: (11) 3062 5245. Informações: (11) 3032 2499 - agendamento@mcb.org.br

Virada cultural 2014

17 e 18 de maio

Uma Tarde no Museu - Jogos no MCB

3, 10, 24 e 31 de maio, sábado às 10h30 - Gratuito

Vagas: 25 por sábado (sem limite de idade)

Inscrições gratuitas: (11) 3032 2499 - agendamento@mcb.org.br

Pipas Registradas - oficinas de fabricação de pipas

3, 10, 24 e 31 de maio, sábado às 14h30 - Gratuito

Inscrições gratuitas: (11) 3032.2499 ou agendamento@mcb.org.br

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032-3727

Visitação

De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)

Gratuito aos sábados, domingos e feriados

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas

Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário